Primeira reunião entre prefeito e secretariado aborda temas variados

Assuntos como corte de gastos, situação da população de rua, integração plena de ônibus e carnaval estiveram na pauta
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Reunião na última quinta-feira contou com toda a equipe de secretários (Foto: João Luccas Oliveira)
Reunião na última quinta-feira contou com toda a equipe de secretários (Foto: João Luccas Oliveira)

O prefeito Renato Bravo promoveu uma reunião na última quinta-feira, 12, com toda a sua equipe de secretários. O encontro, que abordou temas de diversas áreas, teve como objetivo discutir as principais medidas deste primeiro momento do governo. Além de ações na área financeira, Renato destacou questões da saúde, assistência social e turismo.

O primeiro ponto abordado pelo prefeito foram os cortes de 30% nas despesas para equilibrar as contas públicas; incluindo a demissão de 800 funcionários comissionados, gastos com água, energia elétrica, limpeza, entre outros, que já haviam sido anunciados por ele. Na ocasião, Bravo pediu que todas as secretarias providenciem um levantamento patrimonial de seus setores e citou o recadastramento dos servidores públicos como meio de atualizar as informações consideradas necessárias ao município. “Valorizar o profissional incrementando o quadro funcional da prefeitura é muito importante. Temos de olhar com atenção para os nossos colaboradores”, disse ele.

Em relação ao setor de assistência social, o gestor municipal solicitou estratégias de ação para coibir a permanência da população em situação de rua, em especial nos prédios públicos situados na área central da cidade. O problema, ao longo dos últimos anos, vem sendo uma das principais queixas de friburguenses. Locais como as Praças Getúlio Vargas, Dermeval Barbosa Moreira e Suspiro são alguns pontos onde é comum encontrar moradores de rua.

No setor de turismo, o aniversário de 200 anos do município foi o principal tema em debate. Segundo Renato, “este será um momento extremamente especial para toda a população e fundamental para o fomento do turismo”, disse. Conforme nota enviada à imprensa, as ações em comemoração ao bicentenários terão início em 16 de maio de 2017 e contemplarão um amplo calendário. “Para a efetiva realização das comemorações, uma comissão ficará responsável por receber e avaliar os projetos enviados pela população, que deverão privilegiar, essencialmente, o potencial local”, diz trecho do texto.

Após divulgar no diário oficial da última quarta-feira, 11, mais de R$ 1 milhão para a realização do carnaval friburguense e repasses de mais de R$ 500 mil para entidades carnavalescas do município, o prefeito explicou que este ano Nova Friburgo terá um carnaval mais modesto. “Entendemos a importância do evento, da geração de emprego que o carnaval promove, da alegria das pessoas, mas, ele será redesenhado”, afirmou Renato. Estiveram na pauta ainda a campanha contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e o retorno da integração plena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: governo municipal
Publicidade