Como já é de amplo conhecimento, o verão é a estação do ano com maior índice de chuvas. Portanto, é o período quando há uma maior incidência de alagamentos, enchentes, desabamentos e deslizamentos. Por conta disso, é preciso estar atento a alguns cuidados para se proteger dos perigos que podem trazer riscos à saúde.
Uma das principais precauções é evitar contato com a lama das enchentes devido ao seu alto poder infectante. Recomenda-se retirar essa lama sempre protegido por luvas e botas de borracha e lavar o local desinfetando-o com solução de água sanitária. A proporção deve ser a seguinte: para um balde de 20 litros de água, acrescentar quatro copinhos de café de água sanitária.
Outro cuidado fundamental é inutilizar os alimentos que foram contaminados pela água da enchente como frutas, verduras, grãos, legumes, carnes, leite e derivados, ovos, pão, açúcar e café. Os enlatados que estiverem amassados, enferrujados ou semiabertos também devem ser inutilizados para o consumo.
As enchentes também fazem com que os animais peçonhentos saiam de seu ambiente natural à procura de alimento e abrigo, podendo se esconder ao redor ou no interior das residências. Por conta disso, é preciso estar alerta para a presença de cobras, escorpiões e aranhas em casa e limpar os locais afetados pela enchente sempre com botas e luvas.
Outras precauções importantes são não andar descalço em ruas alagadas e não se arriscar em meio à correnteza. Isso porque, além do risco de doenças, os alagamentos escondem bueiros abertos e buracos, trazendo riscos de acidentes. Caso esteja de carro, o procedimento correto é dirigir devagar e evitar locais baixos próximo a rios ou córregos. Em caso de acidentes com ferimentos ou sintomas de doenças como os da leptospirose (febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor muscular e icterícia), deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.
Deixe o seu comentário