(secom) - “O aumento do salário dos funcionários da Faol corrigiu uma injustiça de oito anos”. As palavras são do presidente do Sindicato dos Rodoviários, Ivanir Onorato da Fonseca, que elogia o prefeito Heródoto Bento de Mello pela coragem de corrigir a defasagem no contracheque do trabalhador e garante que o ato evitou uma tragédia. Segundo ele, o risco iminente de greve e paralisação total dos serviços de ônibus na cidade era altíssimo.
Os funcionários, alguns com o salário abaixo do mínimo, perderam o poder aquisitivo e viviam à margem do mercado. Ivanir acusa a administração anterior de negar o diálogo e é contundente ao afirmar que “eles sempre fizeram política e iludiram o povo, como estão fazendo agora”.
O maior aumento histórico concedido pelo governo aconteceu, curiosamente, na administração de Saudade Braga, quando a prefeita, em 2003, reajustou a passagem de R$ 1,10 para R$ 1,40, somando um acréscimo de 27,27%. Nos últimos dois anos, a ex-prefeita, apesar da defasagem de 25% nos salários dos trabalhadores rodoviários, se negou a conversar e deixou a obrigação da correção da demanda reprimida para o próximo administrador do município, que ainda vai arcar com um processo contra a Prefeitura no valor de R$ 16 milhões pela reparação de danos causados à Friburgo Auto Ônibus.
Em entrevista, Ivanir enaltece a atitude de Heródoto, que “não fugiu de sua responsabilidade e cumpriu com a lei’ e condena o ex-governo, intitulado por ele de ‘omisso e alheio às necessidades da população”.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários ainda reclama de Saudade Braga, condenando a “campanha difamatória feita em todo o seu mandato, pondo em risco a vida e a dignidade de milhares de famílias de funcionários da Faol”. Ivanir critica o massacre à empresa e põe em xeque a atitude, segundo ele, populista da ex-prefeita, que “tomava para si a empáfia de representar os desejos do povo, quando, de fato, prejudicava boa parte dos friburguenses que trabalham”.
Ivanir, o aumento de 15% no salário dos trabalhadores rodoviários atendeu às reivindicações da categoria?
- Sim, o prefeito agiu corretamente. Ele pôs fim a uma situação de caos que a administração anterior havia criado, de maneira irresponsável. A prefeita Saudade Braga massacrou o trabalhador friburguense e iludiu a sociedade, tentando criar uma imagem de defensora dos direitos da população, quando, na verdade, criava uma realidade caótica nos serviços de ônibus e na vida dos funcionários da Faol. A injustiça imperava em todos os sentidos, tanto do usuário do serviço quanto do trabalhador. Como exigir um melhor atendimento e mais linhas de ônibus se a empresa estava passando por dificuldades? A atitude louvável do prefeito Heródoto corrige um absurdo inventado pela ex-prefeita. Heródoto cumpriu a lei, que exige que o poder concedente dê condições à concessionária de remunerar bem seus funcionários e prover a cidade com um bom serviço.
Qual a avaliação do esforço da Prefeitura em atender à classe trabalhadora?
- É a melhor possível. O prefeito não pode fugir das responsabilidades, ele tem que agir e pensar no benefício da população. Se um passageiro tivesse a consciência de que, para cumprir seu serviço, um cobrador deixava em casa uma família com fome e passando necessidade, ele apoiaria a decisão que foi tomada. Foram dois anos sem aumento, com os funcionários em dificuldade e a empresa sem modernizar sua frota e ampliar suas linhas de atendimento. Heródoto herdou um problema que não era dele e, com diálogo e entendimento – o que faltou à administração passada – conseguiu atender tanto ao melhoramento do serviço quanto à necessidade do trabalhador.
Sem o aumento, o que aconteceria aos trabalhadores e quais as ações que seriam tomadas pelo Sindicato?
- Se não houvesse o aumento dos salários, a cidade ia parar e o caos seria instaurado. A greve seria geral no setor, pois os funcionários não podiam mais exercer suas funções por causa das condições precárias de vida. Esse acréscimo na passagem vai elevar o atendimento e autoestima não só dos trabalhadores, mas dos passageiros, que desfrutarão de um serviço muito melhor e mais bem provido.
Os novos serviços que serão oferecidos, como bilhetagem eletrônica, novas linhas de ônibus e uma frota mais moderna, melhorarão o atendimento ao usuário?
- As modificações são ótimas. Depois de um atraso de oito anos na modernização dos serviços da Faol, o passageiro vai poder contar agora com soluções de tráfego utilizadas em grandes países. A bilhetagem eletrônica vai possibilitar ao usuário a rapidez, conforto e facilidade de fazer a troca de ônibus sem precisar passar pela rodoviária de integração, e ainda com a manutenção da tarifa única. A integração, com o novo serviço, será feita em qualquer ponto de ônibus, com o uso da mesma passagem comprada anteriormente. Tudo estará automatizado, sem, é claro, a perda do emprego do cobrador, que terá sua função preservada dentro desse contexto. Além disso, novos ônibus e novas linhas irão atender a passageiros que esperam por horas pela condução. Com o prefeito Heródoto, estamos andando para frente e não recuando para o passado.
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