Presidente do Sistema Firjan ministra Aula Magna da Universidade Candido Mendes Friburgo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, realizará a Aula Magna do segundo semestre letivo do campus Friburgo da Universidade Candido Mendes nesta quinta-feira, dia 22 de setembro. O empresário, também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é um dos mais gabaritados profissionais na área petroquímica. E, a pedido da Universidade Candido Mendes, irá falar sobre “Oportunidades no Rio de Janeiro”.

A Aula Magna com o empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira será realizada no Salão Social do Nova Friburgo Country Clube, na quinta-feira, a partir das 19 horas. Além do corpo docente e discente da Ucam, diretores, coordenadores e funcionários, estão sendo esperados empresários, comerciantes e autoridades da região de Nova Friburgo e municípios vizinhos, tendo em vista a importância do tema para as cidades do interior, em especial as mais castigadas pelas chuvas de janeiro.

Segundo o pró-reitor da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, a presença do presidente do Sistema Firjan em Nova Friburgo, a pedido da Ucam, reforça a preocupação da centenária instituição de ensino em fornecer informação e capacitação para toda a população, no sentido de que sejam encontrados mecanismos que possam favorecer a retomada do desenvolvimento da região, em especial a cidade de Nova Friburgo—cuja história registra a instalação, ascensão e decadência de importantes indústrias e multinacionais, com destaque para o recente fechamento da fábrica de rendas Arp.

“A presença do empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, proferindo a Aula Magna de nossa Candido Mendes Friburgo, é a certeza de que há interesse de toda a sociedade civil organizada em trabalhar pelo desenvolvimento de nossa região. E a Ucam, neste momento, torna-se porta-voz destes anseios, abrindo suas portas para que o presidente do Sistema Firjan possa nos apresentar novas possibilidades, novos horizontes de crescimento, com sua palestra ‘Oportunidades no Rio de Janeiro’”, destacou o pró-reitor Alexandre Gazé.

Diretor administrativo da Ucam Friburgo e secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy ratificou a opinião do pró-reitor Alexandre Gazé, afirmando que a vinda do empresário, titular de um currículo invejável, pode representar mais um ponto de esperança para a população friburguense, principalmente quando se trata de buscar projetos, incentivos e investimentos para devolver à cidade preciosas vagas no mercado de trabalho. “Nossos jovens precisam ser estimulados, precisam de novas frentes para desenvolver seus potenciais. Nossa cidade conta com uma educação primorosa, profissionais dedicados que lutam para contribuir para o desenvolvimento local. Este é o momento de analisarmos nossas necessidades e buscarmos auxílio dos empresários não só do Estado do Rio de Janeiro, mas de todo o país”, destacou Roosevelt, apontando o cargo de vice-presidente da CNI, hoje ocupado por Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Ainda segundo Roosevelt Concy, alunos, professores, autoridades e toda a população da região terão uma excelente oportunidade dada pela Universidade Candido Mendes de receber informações, dados técnicos e conhecimentos fundamentais para que, juntos, todos possam encontrar mecanismos para a retomada do desenvolvimento de Nova Friburgo. O diretor da Ucam lembrou que a Aula Magna tem entrada franca e é aberta à população, mas alertou que o número de vagas é limitado.

O CONVIDADO

Nascido no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1947, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira graduou-se em Engenharia, em 1974, pela então Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sua carreira profissional está ligada à indústria petroquímica, particularmente ao Grupo Petróleo Ipiranga, onde entrou em 1968. Integrou a sua administração por mais de 30 anos, ocupando seu Conselho Superior e cargos executivos, inclusive o de diretor da Ipiranga Química S/A, até a venda do grupo em 2007.

Membro titular da Academia Nacional de Engenharia, preside o Sistema Firjan desde 1995, e o Conselho Deliberativo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). É, ainda, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Faz parte dos conselhos de administração das empresas QGN-Carbonor (Grupo Church & Dwight); SHV Brasil S/A (Supergasbras & Minasgas); Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A); e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República e o Conselho de Administração da empresa Arcelor Brasil S/A.

É membro da Ordem do Rio Branco no grau de Oficial, Cavaleiro da Legião de Honra da França e Oficial da Ordem do Mérito do governo francês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade