Presidente da Câmara de Belmonte visita Nova Friburgo mirando parcerias

Comitiva portuguesa também veio conhecer redação de A VOZ DA SERRA
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)

 

Nova Friburgo recepciona desde quarta-feira, 4, o presidente da Câmara de Belmonte, em Portugal, Antônio Rocha – cargo que equivale ao de prefeito -, e o chefe de Governo, João Morgado, para uma série de reuniões e parcerias entre as duas cidades, além de visitas a pontos turísticos e a empresas. Nesta quinta-feira, 5, eles conheceram a sede de A VOZ DA SERRA acompanhados do presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz. Ambos estão no Brasil desde o último dia 20 de agosto e já visitaram os estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e também o Distrito Federal, antes de desembarcarem em Nova Friburgo, onde permanecem até esta sexta-feira, 6.

Antônio Rocha e João Morgado foram recebidos na cidade com um jantar oferecido por empresários parceiros da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), no Nova Friburgo Country Clube. Pela primeira vez em Nova Friburgo, o presidente da Câmara de Belmonte, Antônio Rocha, se disse encantado com o município e afirmou que pretende estabelecer parcerias entre portugueses e brasileiros.

“Nova Friburgo é uma cidade muito interessante e bonita. Tem características semelhantes às nossas, com montanhas, pessoas acolhedoras e simpáticas. Portugal e Brasil têm que ser nações irmãs, ligadas e unidas. Estou convicto que é isso que vai acontecer com Belmonte e Nova Friburgo”, projetou Antônio Rocha.

A primeira parceria formalizada na ocasião da primeira visita do chefe de Governo, João Morgado, a Nova Friburgo, em maio, foi entre as associações comerciais de Belmonte e Nova Friburgo, de modo a trocar experiências e conhecimento, além da possibilidade de formalização de negócios, fortalecendo as principais características econômicas das duas cidades.

“Transmiti ao presidente da Câmara de Belmonte uma imagem muito positiva desta gente e desta terra e da sua dinâmica social e industrial. Há ainda um longo caminho pela frente. Vai ser um movimento coletivo e vamos ter resultados brevemente”, disse João Morgado sobre a aproximação entre Nova Friburgo e Belmonte.   

Entusiasta da irmanação entre Brasil e Portugal, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, Alexandre Cruz, tem se empenhado nessa aproximação. É de autoria dele a lei municipal que tornou a cidade portuguesa de Penacova co-irmã de Nova Friburgo. Em julho deste ano, também participou da comemoração pelos 30 anos da irmanização das cidades de Nova Friburgo e Santo Tirso, em terras lusitanas. Cruz projeta o mesmo para Belmonte, cidade de sete mil habitantes e terra natal de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.  

“Essas sementes foram plantadas há cerca de um ano. Regamos, cuidamos e hoje recepcionamos aqui duas grandes figuras que fazem de Belmonte o que ela é. Além disso, Belmonte é uma das terras portuguesas que mais têm brasileiros. Ficamos muito felizes por dar esse passo importante rumo a uma parceria entre as duas cidades. Tanto Nova Friburgo quanto Belmonte serão mais que irmãs. Serão parcerias em projetos que venham a beneficiar a qualidade de vida dos nossos povos”, destacou Alexandre Cruz.

Visita à sede de A VOZ DA SERRA

A comitiva de Belmonte conheceu nesta quinta-feira, 5, também a sede de A VOZ DA SERRA que em 2020 completará 75 anos de circulação ininterrupta. Eles foram recepcionados pela diretora Adriana Ventura e conheceram as instalações e o estúdio para gravação de entrevistas para o site do jornal. Em seguida, na Praça das Colônias, conheceram a sala da Colônia Portuguesa de Nova Friburgo. Durante o dia o grupo também visitou o Grêmio Português e importantes indústrias locais, como a Stam (metalúrgica) e Lucitex (moda íntima). 

Também foram recepcionados na prefeitura e, à noite, participariam do ensaio geral das bandas Campesina Friburguense e Filarmônica Boa Vontade Lorvanense (de Portugal), para o Concerto da Independência que acontecerá domingo, 8, no Country Clube, com participação do sambista e compositor Martinho da Vila.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade