Eloir Perdigão
O presidente da colônia espanhola, Vicente Alfaya, abordou a situação atual da Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri), que também preside. Para ele, administrativamente a entidade vai bem, embora não tenha sede, pois funcionava na Praça das Colônias, no Suspiro, que se encontra interditada há dois anos, pois foi atingida pela tragédia de janeiro de 2011. Alfaya está pleiteando a reconstrução da Praça das Colônias e se coloca disponível para ajudar.
Para o presidente da Ascofri, trata-se de um local cultural e turístico importante de Nova Friburgo, visitado por todos os cônsules e um embaixador da Espanha, entre outras autoridades estrangeiras que já visitaram a cidade e ali hastearam a bandeira de seus países. Segundo o presidente da Ascofri, as autoridades espanholas têm a Praça das Colônias como de grande criatividade, por reunir num único espaço povos de diferentes etnias.
Atingida por uma queda de barreira na parte de trás (a mesma que afetou o teleférico, destruiu parcialmente a Capela de Santo Antônio e totalmente a Fonte do Suspiro), a Praça das Colônias teve o seu restaurante também afetado.
O telhado desabou. Por conta própria, Vicente Alfaya, com colaboração de Geraldo Thurler, presidente da colônia suíça, suspendeu o telhado desabado do restaurante para a limpeza do local. Os espaços destinados às colônias não foi afetado, mas precisa ter a cobertura substituída. O presidente da Ascofri solicitou às antigas autoridades municipais a restauração do local, mas não foi atendido. Ele aproveita a animação do atual governo—que inclusive elogia pelo trabalho que vem executando na cidade—para refazer o pedido.
É pensamento de Vicente Alfaya que na comemoração do Dia do Japão, em 30 de abril, a primeira do ano, a Praça das Colônias já esteja recuperada e, a partir daí, todas as demais colônias possam comemorar sua data ali, inclusive com as admiradas comidas típicas preparadas pelos seus próprios integrantes. “A Praça das Colônias tem um aspecto cultural e turístico importante para a cidade e agrada tanto aos turistas estrangeiros que visitam a cidade. Vários povos se reúnem no mesmo espaço”, acentua.
Vicente Alfaya pretende se reunir com o novo secretário de Cultura, Roberto Wermelinger, para iniciar um contato visando a restauração da Praça das Colônias, o que e envolve também a questão da segurança do local em relação à situação da encosta nos fundos.
A gestão de Vicente Alfaya à frente da Ascofri termina em junho deste ano. Ele diz que só continua se não houver nenhum postulante ao cargo. As colônias radicadas em Nova Friburgo e que têm sua sede na Praça das Colônias são dez: Alemanha, Áustria, Consciência Negra, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Portugal e Suíça.
Deixe o seu comentário