Um dos carros-chefe da campanha eleitoral do prefeito Heródoto Bento de Mello, o trem do futuro, pode estar próximo de começar a entrar nos trilhos. O prefeito obteve ontem, 6, o compromisso do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Jorge Picciani, de intermediar uma parceria entre o estado e a Prefeitura de Nova Friburgo para viabilização financeira do projeto do Véiculo Leve sobre Trilhos (VLT), cujo custo total para implantação ainda não foi divulgado. Em visita a Heródoto ocorrida na manhã de ontem, Picciani encantou-se com o ousado e inédito projeto de transporte de massa no interior fluminense que conheceu através de um vídeo exibido no gabinete do prefeito.
Entusiasmado, o presidente da Alerj telefonou do gabinete de Heródoto para o governador e um assessor do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enaltecendo o projeto, segundo ele, totalmente viável e que irá colocar Nova Friburgo à frente na história nacional. Picciani confirmou ainda que irá acompanhar uma visita do governador Sérgio Cabral a Nova Friburgo nas próximas semanas para ele conhecer com detalhes como funcionará o VLT.
O projeto pioneiro prevê a circulação de VLTs por ruas, avenidas e praças entre Conselheiro Paulino e Cônego e Conselheiro e Ponte da Saudade, com três estações de integração com ônibus, 25 pontos de parada e alguns trechos suspensos, como no Paissandu. O trem do futuro está sendo projetado para transportar até 80 mil pessoas em três vagões, possibilitando a retirada de circulação de 2,5 mil ônibus por dia no centro da cidade.
“Só um prefeito engenheiro com a competência comprovada de Heródoto poderia elaborar um projeto desses. O estado está aberto a parcerias que visam a integração e o desenvolvimento. O trem de Nova Friburgo é inovador e barato com poucas desapropriações. É um exemplo para outras cidades brasileiras”, destacou o deputado estadual.
Revitalização urbana também surpreende Picciani
O prefeito aproveitou a ocasião para mostrar ao presidente da Alerj outros projetos do governo municipal, como a revitalização urbana do Centro, Olaria e Conselheiro Paulino com as fiações elétrica, de telefonia e internet subterrâneas, sinalização padronizada e pontos de embarque e desembarque do VLT, que terá ainda o atual prédio da Prefeitura transformado em estação ferroviária, como antigamente.
“Com o trem, Nova Friburgo vai estourar e a economia local irá se desenvolver amplamente”, disse o prefeito, que também mostrou a Picciani o projeto que transformará Nova Friburgo em município-parque, a construção de barragem para geração de energia e de um resort de luxo para convenções que contará até com atividades aquáticas.
Deixe o seu comentário