Presépios: uma arte sempre presente no Natal

Confira alguns locais de Nova Friburgo onde este trabalho artístico pode ser apreciado
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Presépio da Igreja São Roque (Foto: Lúcio Céras Pereira)
Presépio da Igreja São Roque (Foto: Lúcio Céras Pereira)

O presépio é uma montagem com peças que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o Menino Jesus na manjedoura ao centro, os presépios geralmente representam o local e os personagens bíblicos que estavam presentes nesse importante momento cristão. De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana). Sua ideia era montar o presépio para explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No século 18 a tradição de montar o presépio nas casas se popularizou pela Europa e logo em seguida por outras regiões do mundo, tornando-se uma tradição na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. São encontrados nas casas e também em igrejas, lojas, empresas, escolas, praças e outros locais públicos.

As peças do presépio representam os personagens Menino Jesus, a Virgem Maria e José, a Sagrada Família; a manjedoura, com palhas em um curral, simbolizando o local onde nasceu Jesus; o burro e o boi ou ovelhas, animais do curral que representam a simplicidade do local; os anjos, responsáveis por anunciar a chegada de Jesus; a estrela de Belém, que orientou os Reis Magos quando Jesus nasceu; os pastores, que representam a simplicidade das pessoas do local; e os reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).

Presépios em Nova Friburgo
 
Arautos do Evangelho

Em Nova Friburgo, desde o último dia 6, está funcionando o presépio dos Arautos do Evangelho, com som, luz e movimento. O espetáculo dura cerca de 30 minutos. Outra novidade este ano é um presépio com peças em tamanho natural, montado no gramado da sede (Rua Dr. Milton Andrade, 25, atrás do campo do Friburguense, Parque São Clemente). Nos últimos anos muitos brasileiros, além de turistas estrangeiros, assistiram as apresentações. Sempre aos sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 14h às 16h30min, a população pode visitar a sede dos Arautos, até o dia 24 de janeiro. Escolas, catequeses, empresas, grupos de amigos podem agendar visitas durante a semana pelo telefone (22) 2523-4458.

Igreja São Roque

O presépio da Igreja São Roque, em Olaria, também está abertos a visitas. Uma equipe liderada pelo paisagista Dermeval Cipriano Tardin tem recebido elogios dos fiéis, visitantes e do pároco local, padre Flávio Jacques. Dermeval desenvolveu esse tipo de trabalho pelo segundo ano consecutivo, após deixar o Rio, onde trabalhou por 13 anos, e regressar a Nova Friburgo.

Nascido em Vargem Alta, desde cedo Dermeval cultiva o amor pela natureza. Mora em Olaria e frequenta a Paróquia São Roque. Desde que voltou a Nova Friburgo há dois anos se interessou pelo presépio da paróquia. Recebeu sinal verde do padre Flávio e desde o ano passado prepara o presépio da forma mais natural possível, e procura usar apenas o que é fornecido pela natureza.

No presépio deste ano tem bambu, um ninho de pássaro abandonado, troncos de árvores secas, uma árvore viva (dracena) que vai voltar à natureza, palmeiras de Petrópolis (ideais para ambientes sombrios), barba de velho e plantas e materiais rasteiros, como bromélias e musgo, além de serragem e até um laguinho, com peixes de verdade. A igreja entrou com as imagens em gesso, da Sagrada Família, Reis Magos e animais. O Menino Jesus só será colocado na manjedoura durante a missa do galo. Há ainda a parte elétrica, com lanternas, luzes e a estrela de Belém sobre a manjedoura. Ao fundo uma pintura em tecido representa a “cidade de Olaria”, como disse Dermeval. O presépio mede sete metros de frente e quatro de fundo, dando espaço à vontade para a criação de Dermeval e equipe.

O paisagista comenta que o trabalho de montagem do presépio de São Roque não tem preço. Há seis meses já tinha na cabeça o que deveria fazer. Começou a colocá-lo em prática em novembro e o entregou no dia 28. Pode ser visto até o dia 6 de janeiro, dia dos Santos Reis, e será desmontado no dia seguinte. Pode ser apreciado nos horários de missa, meia hora antes e meia hora depois das celebrações: sábados, das 18h30 às 20h30; domingos das 8h às 10h e das 18h às 20h; e segundas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Como um dos fiéis da Paróquia São Roque, Dermeval pretende montar o presépio todos os anos, sempre que o padre Flávio permitir. Quando faz o trabalho num ano já tem em mente o que fazer no ano seguinte, o que faltou, o que deve incluir, tudo bem original, à exceção da parte elétrica e dos pássaros artificiais. “Nós realmente trouxemos a natureza para cá”, arrematou Dermeval, que convida a todos para visitar o presépio de São Roque, tirar fotos e filmar à vontade.

Igreja luterana

Quem passou pela Avenida Galdino do Valle Filho nos últimos dias já deve ter observado uma maquete que representa um dos principais símbolos natalinos instalada no pátio da  Comunidade Evangélica Luterana: o presépio. Idealizado por um dos membros da igreja, o médico Marcelo Guerra, e com coordenação de produção da artista plástica alemã Ulla Steiner, o cenário tem peças em argila e recebeu a ajuda de fiéis para composição.

A ideia de convidar Ulla para realizar o trabalho artístico foi de Gerda Gromam, coordenadora de grupos de ensino alemão da Comunidade Luterana. “Ulla não é membro de nossa igreja, mas não poderíamos ter confiado esse trabalho a pessoa melhor. Além de amorosa e dedicada, Ulla é muito talentosa”, disse Gerda. A artista divide seu tempo passando metade do ano em uma residência em Lumiar, onde vive há mais de dez anos, e com a família em Heidelberg, sua cidade natal. A decisão de morar em Nova Friburgo, ela conta, foi rápida. Bastou se deparar com a natureza exuberante de seus vales.

Além de trabalhos em argila, a artesã também é famosa por  confeccionar bonecas de cera com feições bem semelhantes as humanas, artes em cerâmica e pintura. Ulla já expôs suas artes em diversas cidades alemãs, Nova Iorque, Rio de Janeiro e, claro, Nova Friburgo. O presépio da Igreja Luterana fica a mostra até o dia 6 de janeiro.

Centro e Conselheiro

E desde a sexta-feira, 11, o presépio da Praça Dermeval Barbosa Moreira está aberto, num trabalho da Secretaria Municipal de Turismo. O ato de abertura foi marcado pelo lançamento da Casa do Papai Noel, no Centro de Turismo, e apresentação do grupo de cavaquinho do Ponto de Cultura de Olaria, além do acionamento das luzes, que segundo o secretário Nauro Grehs, se soma à iluminação da Catedral São João Batista, Avenida Alberto Braune e viaduto da Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes. A Praça Marcílio Dias, no Paissandu, recebe iluminação natalina na próxima semana, garante o secretário.

O presépio da praça foi armado com troncos de madeira e sapê baseado no tradicional presépio de Conselheiro Paulino. As peças ilustram a Sagrada Família, os Reis Magos e os animais. Fica montado até o dia 25 (Natal) e será desarmado no dia seguinte. A partir daí as atividades se concentram em Conselheiro.

Foto da galeria
O presépio da Igreja Luterana (Foto: Amanda Tinoco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade