Preparo para a vida

sexta-feira, 29 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

Há os indivíduos que pensam na velhice apenas quando ela bate à porta, isso quando não acontece aos oitenta anos e eles desconfiam de que estão envelhecendo. O importante para os indivíduos fé preparar-se para a velhice e também para os que vivem ao seu redor. Preparar o seu ambiente, adaptando-se a todas as fases da vida. 
Ninguém aceita que o aprendizado para a velhice começa quando nascemos, com processo educativo que deve ir até o fim da vida, aprendendo-se a respeitar horários, o direito dos outros, o respeito pelos mais velhos. 
Os pais têm o primeiro aprendizado com os filhos, sendo companheiros, amigos e acompanhando passo a passo o seu desenvolvimento, não para pôr obstáculos, mas para conhecer as variações que vão surgindo. Não existe coisa mais bonita do que acompanhar o desenvolvimento de um filho tanto no físico como mental. 
E, no interesse apresentado pelos pais, o filho vai aprendendo a amar e respeitar o próximo e mais tarde procurarão fazer o mesmo com os seus filhos. Um hábito sadio é os pais estudarem com os filhos, ajudando-os a resolver os problemas que surgem na escola e ao mesmo tempo aprendendo muito com os filhos. 
É preciso capacidade de adaptação para todas as fases da existência. 
As crianças entram na escola cada vez mais cedo, pois a maioria dos pais, trabalhando fora, sempre coloca seus filhos em uma creche ou, quando têm recursos, numa escola especializada, onde seus filhos possam ser cuidados enquanto eles trabalham. 
É preciso o idoso estar atualizado, saber o que se passa em sua casa, em sua cidade, em seu mundo, com os seus familiares. É apenas assim que ele poderá ser ouvido e respeitado pelos mais jovens, porque, além do conhecimento cultural, tem a vivência, e a vida ensina inúmeras coisas que não são encontradas nos livros. 
O idoso tem que se fazer amado, admirado e respeitado na coletividade em que ele vive e, para que isso aconteça, tem que se atualizar, saber o que está acontecendo fora de seu mundo particular. 

(*) médica geriátrica e escritora, colaboradora de jornais e revistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade