Premiados os melhores da imprensa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Premiados os melhores da imprensa
Premiados os melhores da imprensa

A Associação Friburguense de Imprensa (AFI), presidida pelo também chefe de redação de A VOZ DA SERRA e atual presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), jornalista José Duarte, fez festa na noite da última quinta-feira, 17, para homenagear os melhores profissionais de imprensa local que se destacaram este ano. Os homenageados receberam o Diploma Jornalista Zuenir Ventura, que prestigiou o evento, durante jantar no Gourmet Brazil, reunindo mais de 120 pessoas, ao som dos músicos Don Bira e Ivan Deolindo.

Os melhores do ano nos jornais, rádios, sites e emissoras de TV foram escolhidos por uma comissão composta por Liliana Sarquis, jornalista e publicitária; o ex-presidente da AFI, Gilvan Costa; o jornalista e professor de Comunicação da Universidade Candido Mendes, Maurício Siaines; o radialista Marcos Levy e a estudante de jornalismo da Universidade Candido Mendes, Joyce Santiago. Após uma pesquisa de opinião foram selecionados três indicados de cada categoria. A escolha do vencedor só foi revelada no ato da homenagem, causando bastante suspense entre os concorrentes.

Escritor de destaque e autor de pelo menos dez livros e jornalista com atuação em vários órgãos de imprensa, Zuenir Ventura se emocionou com a honraria. “Sinto-me lisonjeado com esta homenagem, dividida com tantos colegas, verdadeiros guerreiros. Fazer jornalismo nos grandes centros é fácil; difícil é fazer jornalismo no interior. É, sem dúvida, uma aventura épica”, observou Zuenir.

O homenageado especial atribuiu ainda sua opção profissional à influência no ramo de um grande exemplo na família: um dos fundadores de A VOZ DA SERRA, o saudoso Américo Ventura. “O querido Meco (apelido carinhoso de família dado a Américo Ventura) era o ídolo do meu pai e o meu também. Agradeço também a minha mãe, que sempre investiu na educação dos filhos. Ela lavava batinas de padres na nossa casa para poder custear nossos estudos”, lembrou Zuenir Ventura, após receber o diploma especial da AFI das mãos de seu primo o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, também premiado pela AFI como o melhor diretor de jornal de 2009.

Além da premiação aos melhores da imprensa foram entregues também diplomas de homenagens especiais ao programas esportivos de TV, Esportes TV Zoom, apresentado por Wanderson Nogueira, e Esportes TVC, de Pablo Machado, representado pelo apresentador Marcelo Pinguim. Também foi entregue homenagem especial ao narrador esportivo das rádios Nova Friburgo e Globo AM, Fernando Bonan, apresentador do Friburgo AM Esportes. Bonan foi representado pelo radialista Gabriel Domingos. A trovadora e educadora Dilva Maria de Moraes e a esposa de Zuenir Ventura, Mary, receberam buquês de flores.

Zuenir Ventura: um divino mestre

Antes de despontar para a carreira, o mineiro de Além Paraíba, mas friburguense de coração, e o terceiro dos quatro filhos de seu Zezé e dona Neném foi pintor de paredes, contínuo de banco, faxineiro do bar Eldorado em Nova Friburgo, professor do extinto Colégio Cêfel e muito mais. Exímio jogador de basquete, foi denominado como divino mestre e ao ser convidado para jogar no Rio de Janeiro, acabou recusando a oferta, mas rumou para o Rio de Janeiro a fim de cursar Letras Neolatinas. Para custear os estudos foi trabalhar na Tribuna da Imprensa. Tempos depois, conhece a esposa, a jornalista Mary, e torna-se editor do Correio da Manhã. Em 1964, grávida, Mary é escalada pelo Jornal do Brasil para cobrir o Festival de Cannes e leva Zuenir.

Quatro anos depois, Zuenir, no Brasil, é vítima da ditadura militar e preso acusado de ser o articulador do Partido Comunista na imprensa carioca. É detido com a mulher e um irmão por três meses e divide a cela com Ziraldo. Ao deixar a cadeia recebe o apoio de Nelson Rodrigues e se torna escritor, sem deixar a imprensa de lado. Detentor de dois prêmios Esso de Jornalismo (em 1977, pela Veja, com a cobertura do assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues, no Rio, e em 1989, pelo JB, com a cobertura da morte do líder seringueiro Chico Mendes, no Acre), atualmente Zuenir soma dez livros publicados, entre eles, Inveja – mal secreto, Plenos pecados e Chico Mendes – crime e castigo. Ultimamente anda às voltas com sua mais nova obra: Sagrada Família, uma ficção ambientada em Nova Friburgo na década de 1940, prestes a ser lançada.

Os melhores da imprensa

Categoria internet

Site: IN 360.com

Blog: Cris V

Categoria Revista

Revista: Valentina

Matéria: A agonia do parque

Revista Momento Ambiental

Editor: Ana Borges/Valentina

Colunista: Conrado Bucker/Momento Ambiental

Categoria Jornal

Diretor: Laercio Rangel Ventura/A VOZ DA SERRA

Editor: Angela Pedretti/A VOZ DA SERRA

Colunista Social: David Massena/A VOZ DA SERRA

Colunista de variedades: Alzimar Andrade/A VOZ DA SERRA

Reportagem: Avenida Alberto Braune/Dalva Ventura – A VOZ DA SERRA

Repórter: Andréa Freze/A Voz da Região

Colunista político: Ricardo Leone/Alternativa

Fotógrafo: Daniel Marcus

Categoria Rádio

Diretor: Leonardo Asth/Nova Friburgo AM

Locutor: Luane Magalhães/Sucesso FM

Repórter: Coracy Martins/Nova Friburgo AM

Operador: Rogério Dias/Nova Friburgo AM

Operador de estúdio: Claudinei de Souza/

Sucesso FM

Programa musical: Canta Brasil/Coracy Martins

– Nova Friburgo AM

Programa jornalístico: Repórter Friburguense/

Nova Friburgo AM

Programa de entrevistas: Bloco Mulher/

Comunidade FM

Programa de variedades: Dimensão Total/

Ernani Huguenin – Nova Friburgo AM

Programa político: Ação Federal/Glauber Braga

– Nova Friburgo AM

Categoria Televisão

Apresentador: Paulo Carvalho/SBT Interior

Repórter: Alekson Lacerda/InterTV

Produtor: Guilherme Peixoto/InterTV

Programa jornalístico: RJ InterTV/InterTV

Cinegrafista: Elson Câmara/TV Zoom

Editor: Camila Emerick/TV Focus

Programa de entrevistas: Celebridades, com

Myrthes Godoy/TVC News

Programa de variedades: Toda Manhã/TV Zoom

Programa musical: Xamego Show/TV Zoom

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade