Prefeitura vai criar plano de prevenção para enfrentar chuvas de verão

Operação inclui cerca de 50 servidores municipais de sobreaviso em esquema de rodízio
sexta-feira, 09 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Encosta do Córrego Dantas, bairro duramente atingido pela tragédia de 20111 (Arquivo AVS)
Encosta do Córrego Dantas, bairro duramente atingido pela tragédia de 20111 (Arquivo AVS)

Com a proximidade do verão e, com ele, mais temporais típicos da estação, várias secretarias da prefeitura se reuniram esta semana traçar estratégias de prevenção. No encontro, o prefeito Renato Bravo ouviu as indicações e reivindicações dos representantes de cada secretaria com o objetivo principal de elaborar, em conjunto, soluções para situações mais críticas que possam surgir nesse período do ano. Participaram deste primeiro encontro os secretários de Defesa Civil, Obras, Serviços Públicos, Ordem e Mobilidade Urbana, Agricultura, Meio Ambiente, e os subprefeitos de Olaria e Conselheiro Paulino. Para o segundo encontro, em data ainda a ser marcada, outras secretarias serão acionadas para integrarem o plano de prevenção que será criado.

 As secretarias indicadas vão criar um grupo de colaboradores, em torno de 50 servidores municipais que permanecerão de sobreaviso durante todo o verão em esquema de rodízio. Segundo o secretário de Obras, Jeferson Aragão, “é importante unir as secretarias para agir, caso necessário, em alguma ocorrência, como deslizamentos de encostas e alagamentos durante o período de chuvas fortes. Desse modo, com as equipes montadas por cada secretaria, teremos funcionários disponíveis 24 horas, principalmente nos fins de semana”, observou.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, disse que está apreensivo para esse período do ano, já que os últimos episódios chuvosos na cidade, e em municípios vizinhos, foram preocupantes. Para ele é preciso traçar um planejamento de contingência para os quatro meses do verão, que vai de dezembro até março, junto com os demais órgãos e instituições competentes do município, que podem e ajudam e muito nesses momentos, e, para isso, a Defesa Civil já agendou uma reunião com todos.

Ainda de acordo com Mori, outras formas de tornar mais acessíveis as informações que serão divulgadas estão sendo criadas, como um informativo que será distribuído nos bairros alertando sobre algumas atitudes preventivas que o cidadão deve realizar, além de um aplicativo criado, em conjunto com o Cefet e a prefeitura, para alertar sobre as mudanças climáticas. A Defesa Civil ainda conta com um grupo de voluntários cadastrados que, caso necessário, também pode ser acionado, além dos núcleos criados nos bairros através de treinamentos.

Os subprefeitos de Conselheiro Paulino, Lucimar Pacheco, e de Olaria, Cláduio Corrêa, também entendem que a população pode e deve ajudar nessa prevenção, evitando descartar lixo em qualquer local, além de evitar obras sem o acompanhamento técnico, como cortes em barrancos, entre outros. Além de todo planejamento, que vai ser elaborado até o final deste mês, a prefeitura vai criar uma campanha de prevenção às chuvas para as redes sociais, fazendo um alerta e um pedido para que a população colabore com as ações e também esteja ciente em como proceder em casos de emergência.

 

LEGENDA: crédito Secom-NF

A primeira reunião para traçar as metas de atuação em caso de chuvas fortes reuniu secretários e o prefeito Renato Bravo, no gabinete

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade