Prefeitura realiza reunião de balanço do 1º Simulado Geral de Nova Friburgo

terça-feira, 04 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura realiza reunião de balanço  do 1º Simulado Geral de Nova Friburgo
Prefeitura realiza reunião de balanço do 1º Simulado Geral de Nova Friburgo

(SECOM) O governo municipal, por meio da Secretaria da Defesa Civil, promoveu uma reunião no dia 30 de novembro, pela manhã, no Salão Azul da Prefeitura, a fim de fazer um balanço das ações realizadas no 1º Simulado Geral de Nova Friburgo. O diagnóstico foi coordenado pelo coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros, Luíz Emmanuel Palencia e, segundo ele, “o simulado foi um sucesso uma vez que através dele tivemos a oportunidade de ver os nossos erros e falhas, o que nos possibilita ajustar e acertar no caso de uma situação real”.
Estiveram presentes ao Salão Azul as entidades públicas e privadas que participaram do simulado realizado no dia 29 de novembro, instituído o Dia Estadual de Redução de Desastres. De acordo com Palencia, “é importante que esse tipo de cultura de treinamento passe a fazer parte da vida da cidade, com a mobilização de toda a população, envolvendo também todos os serviços como: água, energia, telefone, comunicação com informação em tempo real, radioamadores, trânsito, hospitais, entre outros”. 
De acordo com pesquisas do IBGE, “apenas 6% dos municípios do Brasil se preparam para situações de risco e têm planos para lidar com os fenômenos naturais”. Em Nova Friburgo são 20 planos a serem executados nessas situações, mas é necessário que haja uma participação maior, principalmente, daqueles que moram em área de risco e que não têm participado frequentemente dos nossos simulados, realizados ao longo desse ano. Esse é um ponto importante para que as ações sejam bem sucedidas. “A Defesa Civil tem a obrigação de capacitar a população”, diz Palencia.
Os grandes destaques do simulado foram os serviços prestados pelos radioamadores; a sintonia da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, imprensa, que demonstraram um grande espírito de cooperação, citado por todos os envolvidos no evento. De acordo com a coordenadora executiva da ONG Diálogo, Janaína Gralato Batista, “alguns fatores precisam ser reforçados como: o atendimento psicológico aos familiares e vizinhos, que também podem cooperar, em seus bairros, para a localização dos moradores e os Pontos de Apoio, mas é preciso que haja uma mobilização maior da população”. 
Para Edna Veiga, do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), as ações foram um divisor de águas e revelou que teve orgulho em participar do simulado. Disse ainda que é importante o contato com as associações de bairro, que podem se tornar um importante ponto de apoio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade