Prefeitura realiza obras na Praça do Suspiro, considerada um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo

quinta-feira, 14 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura realiza obras na Praça do Suspiro, considerada um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo
Prefeitura realiza obras na Praça do Suspiro, considerada um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo

(SECOM) Há duas semanas, a Praça do Suspiro vem recebendo reformas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, iniciou um mutirão com diversas secretarias parceiras e com a iniciativa privada, objetivando melhorias na praça, que é considerada um dos pontos turísticos da cidade.

Segundo a secretária de Turismo, Bianca Tempone Felga, quando iniciou sua gestão no governo, ela e sua equipe fizeram um levantamento das necessidades e condições dos pontos turísticos do município, a pedido do Prefeito Sérgio Xavier, que estava preocupado com a situação dos mesmos e que considera o planejamento das ações como fundamental para que as secretarias possam se organizar nas suas mais diversas demandas. Através deste estudo, verificaram-se as condições e possibilidades de melhorias para cada equipamento do município.

O projeto já estava previsto para iniciar e a partir de uma reunião com empresários da Praça do Suspiro, Gilberto Sader (Doces Sader) e Rodolfo Acri (Teleférico), com a secretária de Turismo e a subsecretária de Turismo, Mabel Póvoa, dentre os assuntos que foram abordados, a Prefeitura decidiu iniciar na semana seguinte o mutirão para a reforma da praça.

No caso do entorno da Praça do Suspiro, que ainda está com obras da Geomecânica e com o teleférico inativo, foram consideradas as possibilidades de melhorias na própria área, já que o espaço sempre foi considerado um dos atrativos turísticos da cidade.

A Secretaria Municipal de Obras iniciou a reforma do calçamento no entorno da praça, a restauração das baias dos cavalos, a recuperação dos canteiros e a adaptação do que seria um lago para um grande canteiro florido.

Já a Secretaria de Serviços Públicos fez a manutenção dos canteiros, a instalação de novas lixeiras, a pintura de todo o meio-fio e dos canteiros, limpeza e capina de toda a área, e o departamento de parques e jardins e o horto fizeram o trabalho de seleção das plantas mais adequadas e o plantio das mesmas.

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho ficou encarregada de providenciar a retirada dos vários moradores de rua, que há muito tempo estão utilizando as instalações da antiga cabine do teleférico como abrigo e moradia.

A Autran demarcou e sinalizou um espaço na Rua Arnaldo Bittencourt (atrás do Clube de Xadrez) destinado exclusivamente ao estacionamento de transporte turístico e reformou a demarcação do Ponto de Táxi da Praça do Suspiro.

A Secretaria de Turismo mobilizou grande parte de toda a sua equipe durante as duas semanas, com o intuito de agilizar e ajudar as outras secretarias parceiras. A equipe foi coordenada pelo funcionário Marcson Garuba, e a equipe da Fábrica de Eventos, coordenada pelo Carlos Gonçalves, soldou os diversos gradis que estavam abandonados pela praça e instalaram os posteamentos de ferro para as novas lixeiras.

A Polícia Militar, através do seu comandante Marcelo Freimann, intensificou também há duas semanas uma ronda mais intensa pela região da Praça do Suspiro, atendendo a segurança ostensiva da região e com o objetivo de potencializar a segurança do entorno e impedir a ação de delinquentes.

A região da Praça do Suspiro dá acesso a muitos locais da cidade e segundo o Cel. Freimann houve uma reformulação do policiamento da região nas áreas adjacentes, para suprir a perda do policiamento natural que existia em função da passagem de viaturas da polícia pela área do Suspiro em direção à Vila Amélia, onde antigamente se localizava a Delegacia de Polícia.

A praça contará também com a doação de seis bancos plásticos brancos, que embelezarão o local, e um trabalho paisagístico no canteiro principal. Os bancos foram doados pelos empresários Gilberto Sader (Doces Sader), Leandro (Frichopp), Júlio e Mariza (Hotel Domingues Plaza) e Vitor (Restaurante Crescente), que muito ajudaram, colaborando para que a Praça do Suspiro se torne cada vez mais aprazível e agradável. O canteiro principal receberá um processo paisagístico feito pelo horto municipal e pela empresa Nativo Paisagismo, de Renato Costa e Leandro Barbosa. Segundo a subsecretária Mabel Póvoa, isso somente reforça a importância que a parceria público-privada tem nestas iniciativas em prol do município.

A secretária de Turismo Bianca Tempone informou que a secretaria iniciou com a Praça do Suspiro uma série de reformas que contemplarão diversos pontos turísticos em parceria com as outras secretarias e com o poder privado.

A próxima iniciativa será a reforma do Centro de Turismo de São Pedro da Serra, que já tem, além do apoio do prefeito e das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Autran, o apoio de empresas privadas do município.

A reforma do Centro de Turismo da Praça Dermeval Barbosa Moreira também está em andamento e, tão logo terminada, o centro de informações será reinaugurado. Em seguida, a Secretaria de Turismo continuará com as melhorias de acordo com o cronograma que foi estabelecido no início do governo Sérgio Xavier.

Segundo Bianca Tempone Felga, “precisamos trabalhar as políticas públicas de turismo, assim como as questões de infraestrtura, transporte e segurança. Estas são demandas que consideramos fundamentais para que possamos ter uma atividade no município realmente estruturada e fortificada”, conclui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade