(SECOM) A Secretaria de Serviços Públicos de Nova Friburgo está com um cronograma de mutirões de limpeza por toda a cidade. A secretaria já realizou a limpeza na Ponte da Saudade, Alto do Mozer, Parque Dom João VI, Parque Imperial e está finalizando o bairro de Varginha. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, são 22 homens, oito roçadeiras, um caminhão e um pequeno trator. “Estamos capinando as ruas, limpando os bueiros e retirando todas as formas de lixo das ruas. O que retarda a limpeza dos bairros é a constante retirada de entulhos, sofás, móveis, poltronas, material de demolição”, declarou o secretário.
O prefeito Sergio Xavier e o secretário Alexandre concordam que a população friburguense tem um papel fundamental para a cidade se manter limpa, se conscientizando de que a limpeza não depende somente dos serviços da Prefeitura; todos tem a obrigação de participar na limpeza do município. “Quero pedir a população para nos ajudar fiscalizando as ruas e bairros. Respeitando o horário da coleta de lixo e quando tiver um entulho em casa, o cidadão deve entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone: 2525-9194 para que possamos agendar o serviço. Se o Poder Público fizer a sua parte e a população também, com certeza vamos conseguir ter a cidade que queremos”, afirmou Alexandre Cruz.
O secretário informou ainda que a Secretaria está terminando a limpeza e capina em Varginha e em seguida a equipe de limpeza partirá para os bairros de Vilage, Tingly, Santa Teresinha e Suíço. Os mutirões foram iniciados em 31 de janeiro e serão terminados no dia 04 de abril, atendendo a todos os bairros que pertencem a Secretaria de Serviços Públicos.
Comprometimento e responsabilidade social
Algumas firmas particulares que retiram entulhos no município cobram para fazer o serviço e estão realizando um total desrespeito à população e ao meio ambiente de Nova Friburgo.
“Há empresas sérias em Nova Friburgo que retiram os entulhos e colocam em lugares apropriados e preparados. Mas, há empresas que não cumprem seu papel e cobram dos particulares e depois jogam esses entulhos em qualquer parte no meio ambiente. Um exemplo é uma firma que se situa na Avenida Roberto Silveira, Duas Pedras, que cobra para retirar os entulhos e está poluindo nossa cidade. Transformando muitos bairros em lixões”, informou o secretário de Serviços Públicos.
Alexandre Cruz faz um a pelo para que as pessoas não contratem os serviços de pessoas como esses empresários que não tem comprometimento social com a cidade. “As empresas devem ter uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. A questão da responsabilidade social vai, portanto, muito além da postura legal da empresa ou da prática filantrópica. A responsabilidade social passa pelo respeito ao meio ambiente e temos que ter o nosso comprometimento com isso”, finalizou.
Deixe o seu comentário