Prefeitura quer atualizar plano de cargos dos servidores públicos

Primeira etapa será elaborar um diagnóstico jurídico-funcional de todos os funcionários
terça-feira, 05 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura quer atualizar plano de cargos dos servidores públicos

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que vai realizar a modernização e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do quadro geral dos seus servidores e também da Guarda Municipal, com exceção dos professores e especialistas em educação, que já possuem um plano de cargos e carreiras próprio. Em reunião recente com o prefeito Renato Bravo, a equipe do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que realizará o serviço, apresentou as etapas do processo que deverá ter uma versão preliminar em janeiro de 2020. Participaram ainda desta apresentação, representantes da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Procurador Geral e Subsecretaria de Recursos Humanos da prefeitura.

A primeira etapa do plano de cargos e carreiras é a elaboração de um diagnóstico jurídico funcional de todos os servidores da prefeitura. Depois, acontecerão entrevistas com os gestores de cada secretaria e suas equipes técnicas. Os servidores públicos também passarão por entrevistas por meio do preenchimento do formulário do censo dos servidores que os técnicos do Ibam irão disponibilizar. Após estas etapas, será feita uma análise de toda a legislação existente no município relativa ao quadro de pessoal. Com a coleta desses dados será, então, estudada a possibilidade de modernização da legislação com a proposta de criação de um novo plano de cargos e carreiras para o funcionalismo público municipal.  

A superintendente da Área de Organização e Gestão do Ibam, Cláudia Ferraz, comentou que esta ação é boa para o município, que terá seu quadro funcional organizado na prestação de serviços para a população, e também para o servidor, que vai ter uma política de gestão de pessoas moderna, atualizada, e que privilegia o bom desempenho e a qualificação profissional.

“Vamos rever a legislação que está fragmentada e também rever todas as políticas de gestão de pessoas, propor novas carreiras, novo desenvolvimento funcional, a questão da avaliação do mérito, do avanço por titulação e não só o desempenho. Mas, o servidor que se qualifica, poderá progredir e avançar. A última etapa é a reestruturação salarial, dos vencimentos, na qual pretendemos hierarquizar os cargos, avaliando-os, para poder estabelecer o valor relativo de cada um deles e estruturar a nova tabela de vencimentos”, observou Cláudia.

Ela concluiu afirmando que as descrições dos cargos será caracterizada com base no que os servidores preencherão no formulário. Deste modo, é um projeto muito participativo, em que o servidor e as gerências serão escutados, para que juntos construam um novo plano de cargos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade