O edital do próximo concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo deve ficar pronto até outubro deste ano, informou nesta quarta-feira, 13, o secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares. O processo seletivo terá centenas de vagas, em todos os níveis de formação, para as unidades de saúde do município. Haverá também novas oportunidades para os cargos que não foram preenchidos no concurso realizado no fim do ano passado.
“Assim que o número de vagas for autorizado pelo Ministério Público, será aberta licitação para contratação da empresa que realizará o novo concurso público. Em seguida, o edital será publicado e as inscrições, abertas. O concurso deve ser realizado entre o fim deste ano e o início de 2016”, estima Rafael Tavares.
Enquanto o concurso não sai, nesta quarta-feira foi publicada em A VOZ DA SERRA a lei que autoriza a contratação temporária de 74 profissionais de saúde para os hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade e os postos do programa de Atenção Básica à Saúde.
O edital do processo seletivo simplificado deve ser publicado nos próximos meses e serão oferecidas 56 vagas para médicos (várias especialidades), 12 para enfermeiros, uma para farmacêutico, duas para técnico de enfermagem, uma para técnico de imobilização ortopédica e duas para técnico de laboratório.
“Os contratos temporários terão duração máxima de 12 meses e serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas eles serão rescindidos antes deste período, provavelmente até maio de 2017, quando deverá ocorrer a homologação do concurso público que será realizado, no próximo ano, com vagas para a área da saúde”, explicou o secretário.
Além disso, a prefeitura também selecionará no próximo concurso candidatos para outros cargos, como carpinteiro, revisor predial e engenheiro de trânsito que não tiveram as vagas preenchidas no processo seletivo realizado no fim de 2015. Neste ano, haverá ainda concurso com 14 vagas para a Câmara de Vereadores. A banca escolhida foi a Consulplan e o edital dever ser publicado nos próximos meses.
O governo realiza concursos públicos para o executivo e o legislativo para reduzir ao máximo o número de funcionários temporários, entre as sete mil pessoas que trabalham na administração municipal, conforme determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em maio e junho foi homologado, em dois editais, o resultado definitivo de 868 vagas oferecidas no concurso público realizado no fim do ano passado. Destes, foram convocados pela prefeitura cerca de 200 para substituir parte dos temporários. Os demais serão chamados a critério da administração, mas todos estão com as vagas garantidas.
Deixe o seu comentário