Foram podados galhos de quatro eucaliptos nesta terça-feira, 5, na Praça Getúlio Vargas. O primeiro dia da operação preventiva mobilizou dezenas de funcionários de diversas secretarias municipais em torno do objetivo de evitar que galhos quebrem e atinjam pessoas, veículos e imóveis no período em que a incidência de chuvas e ventos fortes é mais forte em Nova Friburgo. A poda dos galhos dos eucaliptos continua hoje, 6.
“A gente espera manter essa média de árvores podadas por dia, mas dependerá da complexidade de cada árvore. Alguns eucaliptos são mais difíceis de podar”, explicou o gerente técnico da Defesa Civil, Hamilton Thuller. A operação vai durar cerca de duas semanas e, até lá, pelo menos 15 árvores devem ser podadas pela equipe.
Alguns integrantes do movimento social Abraço às Árvores - S.O.S Praça Getúlio Vargas - inclusive um biólogo convidado pelo grupo - também acompanharam as podas realizadas pela Prefeitura. “Nunca fomos contra a poda dos eucaliptos da praça. Pelo contrário. Nós cobramos é que os serviços sejam executados com seriedade e respeito ao patrimônio público”, comentou o arquiteto e ativista Alessandro Rifan.
A operação na praça começou uma hora mais tarde do previsto, às 8h, e ocorreu até às 16h. A área de trabalho foi isolada de forma individual pela Defesa Civil com fitas zebras. O tipo e local dos cortes foram orientados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e os cortes efetuados por agentes da Secretaria de Serviços Públicos. Agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana coordenaram o trânsito no entorno da praça. Após a poda, os galhos e folhas foram levados para a Empresa Brasileira do Meio Ambiente (EBMA).
Deixe o seu comentário