(SECOM) A população de Nova Friburgo passou pela primeira chuva de grande intensidade após a tragédia de janeiro passado, na tarde de sábado, dia 15. Algumas ruas e as praças do Suspiro e Getúlio Vargas ficaram inundadas, com os habituais transtornos da época de chuvas. Porém, 50 minutos após a chuva, toda a água já havia escoado no centro da cidade.
De acordo com a Defesa Civil do município, no sábado foram oficialmente registrados 58 milímetros. Apesar disso, não houve nenhuma vítima ou ocorrência grave e os rios não transbordaram. O problema maior foram os alagamentos, já que os bueiros não comportaram tanta água de uma só vez. A maioria funcionou e tão logo cessou a chuva, a água escoou, restando a lama.
Para retirar a lama dos pontos mais críticos, como a Praça do Suspiro e proximidades da Rua Cristina Ziede, no Centro, equipes da Prefeitura foram mobilizadas já na manhã de domingo. Homens, máquinas e caminhões foram acompanhados de perto pelo prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e, na segunda-feira, ainda faziam a limpeza da cidade.
O prefeito faz um apelo à população friburguense para que ajude na limpeza das ruas e praças, principalmente evitando lixo nos bueiros. Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos tem feito a limpeza permanente dos bueiros, a fim de evitar maiores consequências com as fortes chuvas que já começam a cair na cidade.
A população também deve estar atenta aos meios de comunicação para possíveis alertas quanto ao tempo. Na segunda-feira, a Defesa Civil registrava estado de atenção, pois ainda havia previsão de chuvas.
Deixe o seu comentário