Motoristas mais atentos já devem ter observado que o estacionamento em frente à padaria Superpão, no Paissandu, mudou. Desde a última quarta-feira, 13, veículos só podem estacionar no local paralelos ao meio fio, um na frente do outro, e não mais em diagonal, forma também conhecida como “espinha de peixe”. Com a medida, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) espera reduzir a fila dupla no entorno da rotatória da Praça Marcílio Dias e, para isso, sinalizou o trecho em frente à padaria com placas e pintura de faixas na via.
“A medida também foi implantada porque os carros tinham que dar ré para sair do estacionamento em frente à padaria. Isso afetava o fluxo de veículos na rotatória. Agora, eles saem da vaga de lado, sem prejudicar o trânsito”, explica o subsecretário da Smomu, Carlos Alberto Bayer. Com a nova mudança, cerca de cinco carros podem parar, por vez, no local. Antes, cabiam uns 10 veículos no estacionamento, que provocavam fila dupla num dos trechos de maior tráfego de Nova Friburgo. Os motoristas que não obedecerem a norma podem ser multados.
O diretor da padaria Superpão, Gustavo Botelho, considerou boa a iniciativa da Smomu. "Como todo mundo, acho que as mudanças realizadas a favor da nossa cidade são positivas", comentou por e-mail.
Essa é mais uma entre as várias intervenções que a Smomu vem realizando, desde o ano passado, para melhorar o fluxo de veículos na rotatória. A próxima mudança será na Rua Nilo Peçanha (atrás da Superpão) para veículos que vierem do bairro Olaria.
“A via continuará em mão dupla. Os motoristas terão essa alternativa para sair direto no viaduto Geremias de Mattos Fontes (sentido Rio de Janeiro) e também para chegar ao Centro por meio da Rua Leuenroth. Estamos em fase de licitação para aquisição de equipamentos para a sinalização semafórica do local. O objetivo dessas medidas é aumentar a segurança dos pedestres e dar mais fluidez ao trânsito. São pequenas medidas que somadas geram melhorias no trânsito”, diz Bayer. Um canteiro, inclusive, já foi retirado na descida do viaduto.
Outra mudança ocorreu em agosto, quando funcionários da Secretaria Municipal de Obras (Seobras) trabalharam na diminuição de calçadas no canteiro onde está instalado o relógio digital do Paissandu. Uma máquina e um caminhão foram usados para retirar o concreto das calçadas e alargar o trecho da Avenida Conselheiro Julius Arp no sentido Olaria e também na rotatória. Na ocasião, a intervenção causou retenção na Avenida Galdino do Valle Filho.
Em abril, funcionários das duas secretarias, Seobras e Smomu, também ampliaram a largura da Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros, em frente à Igreja Metodista. O prazo para o término dos serviços era de 15 a 20 dias, mas a obra só ficou pronta dois meses depois. O abrigo de um ponto de ônibus desativado em frente à Praça Marcílio Dias também foi demolido em junho. No local, as faixas de rolamento foram alargadas, com a intenção de melhorar a fluidez do tráfego e facilitar o acesso à Avenida Julius Arp. A calçada, próxima ao antigo ponto, também passou por obras de revitalização, em frente ao restaurante Esquina 2.
Mas a mudança mais polêmica no trânsito da rotatória foi realizada em maio e mobilizou parte da população e, principalmente, pessoas que moram nas cidades vizinhas e vêm estudar e trabalhar em Nova Friburgo. A Prefeitura proibiu o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus intermunicipais no Paissandu. Os coletivos só poderiam parar nas rodoviárias norte, em Duas Pedras, e sul, na Ponte da Saudade. A medida revoltou usuários do transporte, mas também políticos e empresários da cidade que ocuparam a Avenida Comte Bittencourt em protesto contra a decisão.
Apesar da pressão social, o governo municipal manteve a decisão e conseguiu reduzir a quantidade de ônibus que circulavam pela rotatória. Para amenizar a impopularidade causada pela proibição, o prefeito Rogério Cabral autorizou a implantação de três novos pontos para coletivos intermunicipais no centro da cidade. É possível que, em breve, os ônibus voltem a parar também em pontos onde há recuo, como nos pontos de parada em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã, mas não no Paissandu.
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