Prefeitura lista exigências e Faol diz que atenderá a todas

Governo quer volta do Fricard para ter acesso a relatórios de venda de passagens, cobra ISS e IPVA atrasados e pede acesso a faturamento com propaganda
sexta-feira, 23 de junho de 2017
por Alerrandre Barros
Passageiros à à espera de ônibus (Foto: Arquivo AVS)
Passageiros à à espera de ônibus (Foto: Arquivo AVS)

A Prefeitura de Nova Friburgo tornou pública nesta quarta-feira, 21, a lista de exigências apresentadas, no início do mês, à nova diretoria da Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol), depois que dez ônibus foram retirados da frota sem o conhecimento do governo. Ofícios com a cobrança das medidas deram à concessionária 48 horas para se manifestar, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

Entre as medidas cobradas estão: a retomada do Fricard, a quitação de parcelas de ISS e IPVA atrasadas, a instalação de GPS nos ônibus e informações sobre o faturamento com propagandas na frota, além de pontualidade e limpeza, entre outras.

Em nota divulgada na noite desta quinta, 22, a Faol informou estar ciente das exigências da Prefeitura e garantiu que atenderá a todas.

A prefeitura quer que a Faol retome o Fricard, o sistema de bilhetagem eletrônica que funcionou na cidade entre 2010 e 2013. O cartão foi substituído pelo Riocard, que passou a operar no município integralmente no ano passado. Com a medida, o governo espera ter acesso aos relatórios de venda de passagens, por exemplo. O Riocard vai continuar em funcionamento no município.

Além disso, o governo também cobra da concessionária parcelas de Imposto Sobre Serviço (ISS) e de outorga e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasados. O valor da dívida não foi divulgado pela prefeitura.

A Faol deve implantar controle eletrônico, através de GPS, em todos os ônibus da frota. A prefeitura quer acompanhar a movimentação dos coletivos para obter informações sobre atrasos nos itinerários, falhas e defeitos por falta de manutenção nos coletivos e demais detalhes que possam ser de interesse público.

O governo também cobrou nos ofícios enviados à empresa o cumprimento dos itinerários e horários estabelecidos, com pontualidade e efetividade, e a limpeza efetiva dos veículos. Cobrou ainda o desenvolvimento de campanhas educativas junto aos passageiros quanto ao descarte de lixo em local apropriado.

A Prefeitura de Nova Friburgo também quer que a empresa informe o faturamento com propagandas da iniciativa privada nos veículos, o chamado busdoor (outdoor no ônibus). A concessionária deverá ainda destinar espaço gratuito para propaganda e divulgação de atos e eventos realizados ou apoiados pelo governo.  

Em nota, a nova direção informa que já fez o levantamento dos impostos devidos e eles serão pagos de acordo com o calendário definido. Segundo a concessionária, desde que a nova direção assumiu, em apenas 30 dias, foram comprados 180 pneus novos e recapados cerca de 120, já que esse era o item que mais apresentava risco de segurança para os usuários.

A Faol diz ainda que foram contratados dez funcionários para reforçar a equipe de limpeza e o resultado disso, segundo a direção, já é visível.

Todos os veículos estão sendo submetidos a revisões dentro dos padrões determinados pelos fabricantes de chassis e carrocerias. Diversos veículos que estavam parados por falta de peças já foram colocados em operação. Bancos e ferros soltos, lâmpadas apagadas, cigarras estragadas e tudo mais estão sendo consertados, à medida que os carros são revisados. A equipe de manutenção foi remanejada para horários diferentes, de modo a deixar toda a frota disponível para operação, sendo que a efetividade no cumprimento de horários e itinerários já vem apresentando resultados significativos, considerando que boa parte das perdas de viagens hoje se dá por conta de engarrafamentos que impedem o cumprimento dos horários, e não mais por enguiços de ônibus.

Ainda segundo a concessionária, o tipo de combustível utilizado também foi trocado, passando a ser utilizado o diesel S-10, que apresenta índices de emissão de fumaça muito inferiores ao utilizado anteriormente. Com a chegada dos 30 ônibus novos e saída correspondente dos mais velhos, a empresa terá ainda mais tempo e recursos para cuidar da manutenção dos veículos usados.

Com relação aos acidentes, nos últimos 30 dias apenas um foi por problema de manutenção. Os demais foram problemas de trânsito que ocorrem em todas as cidades, afirma a concessionária.

 

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