Prefeitura lança plano de preservação cultural para tombar 40 prédios históricos na cidade

quinta-feira, 11 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O reencontro com o passado e o ideal de preservação permanente do patrimônio cultural de Nova Friburgo ensejaram um encontro histórico no gabinete do prefeito Heródoto Bento de Mello. Equipes de diversas secretarias, capitaneadas pelo secretário de Cultura, Roosevelt Concy, se reuniram para planejar o passado no futuro, construindo um elo entre os diversos imóveis históricos do sítio urbano com a nova proposta do chamado ‘(Re) Encontro com os Caminhos do Barão’.

Participaram ainda da reunião, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), os secretários de Meio Ambiente, Ivison Macedo Soares; de Preservação Ambiental, Roberto Vianna e o arquiteto Luiz Cláudio Ferreira que, além de ser responsável pelo projeto do Sistema Metroviário, vem cuidando do plano de revitalização urbana com expressivas intervenções de melhoria do aspecto visual de áreas centrais da cidade.

Todos os profissionais envolvidos entendem que a herança deixada pelo Barão de Nova Friburgo é um elemento fundamental da memória friburguense e faz parte de um plano ambicioso: posicionar a cidade no roteiro do turismo histórico brasileiro. Considerado um setor econômico dos mais dinâmicos, o turismo cultural vem se destacando no mundo como uma das âncoras do desenvolvimento dos municípios que conservam seu patrimônio.

Como parte dos planos, também está prevista a revitalização da praça Getúlio Vargas, cujo maior objetivo é o retorno ao projeto original, conforme foi concebido pelo paisagista francês Auguste Marie Glaziou.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Cultura, o paisagista e historiador Luiz Fernando Folly, consta ainda dos planos do movimento preservacionista a construção de um novo espaço como extensão da praça Getúlio Vargas, seguindo o mesmo estilo conceitual de Glaziou. Esta área seria implantada no atual Campo do Nova Friburgo Futebol Clube, cuja atual diretoria já iniciou conversações sobre seu possível aproveitamento pela Municipalidade.

“Além da instalação da nova praça, pretendemos instituir no local uma cenografia, cujos desenhos arquitetônicos nos remetam ao estilo neoclássico, bem característico das edificações históricas que serão tombadas”, adiantou Luiz Folly.

O prefeito Heródoto Bento de Mello ficou entusiasmado com os planos e qualificou de “manhã histórica” o encontro realizado em seu gabinete.

“O objetivo desta reunião das inteligências friburguenses é o bem comum da nossa população. Estamos buscando posicionar Nova Friburgo no roteiro cultural do turismo brasileiro e aproveitar nossa posição como centro geográfico do estado para agregar ainda mais valor à importância histórica de nossa cidade. Os caminhos de Nova Friburgo serão os caminhos de todos os brasileiros”, previu o prefeito.

Seminário seria em novembro

Toda a equipe que planeja os ‘Caminhos do Barão’ realizará uma série de reuniões ao longo do ano e apresentará ao público, num seminário sobre o assunto com data inicialmente prevista para 05 de novembro (Dia da Cultura), o resultado deste amplo planejamento, fruto de uma ideia lançada pelo empresário José Rezende, mentor técnico do projeto, e pelo secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland. Este último, ainda quando começou a articular o movimento ‘Nova Friburgo 200 Anos’, época que conheceu, pela internet, além do friburguense, historiador e paisagista Luis Fernando, também o seu projeto sobre o entorno da praça, a partir de sua tese de mestrado ‘Praça Princesa Isabel: o projeto esquecido de Glaziou’.

“Minha grande preocupação é a manutenção histórica de nossos patrimônios culturais, em especial a praça Getúlio Vargas. Este magnífico cenário friburguense deve, desde já, ser requalificado e recuperado em sua arquitetura original, para que as demais gerações possam desfrutá-lo”, salientou José Rezende, um dos mais entusiasmados com a proposta.

O arquiteto Carlos Fernando de Moura Delphim, membro da diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também ficou entusiasmado com o movimento preservacionista friburguense e já se incluiu na militância em prol da preservação histórica de Nova Friburgo. “Estou literalmente maravilhado com esta ideia. Definitivamente, Nova Friburgo será parte integrante do roteiro nacional de visitação histórica”, garantiu Delphim.

Já Lílian Barreto, consultora da secretaria de Cultura e especialista em educação patrimonial, atribuiu ao projeto um significado maior. “O encontro do qual falamos é do povo friburguense com sua própria história e o sentido de preservação do patrimônio público. O que queremos é fazer com que todos acolham esta idéia e se integrem neste grande empreendimento cultural, que sem dúvida projetará a cidade”.

Programação: esboço

O seminário, provavelmente a ser realizada em novembro, já conta com um esboço de programação, prevendo as seguintes palestras:

Abertura - Interface da cultura, memória e história em um projeto de requalificação urbana, pelo secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy.

Tema 1 – Paisagismo e Paisagens Culturais, professora doutora Vera Regina Tângari (Proarq – FAU – UFRJ); professor doutor Carlos Terra (Vice Diretor da EBA – UFRJ); professora doutora Margareth da Silva Pereira (Prourb – FAU – UFRJ) e Dalmo Vieira Filho (diretor de Patrimônio Material e Fiscalização-Iphan).

Tema 2 – Geoparque, Meio Ambiente e ‘Caminhos de Nova Friburgo’, com Lilian Barretto (diretora do Dphac de Nova Friburgo), Ivison Macedo Soares (secretário de Meio Ambiente), Roberto Vianna (Preservação Ambiental) e Carlos Fernando Delphim (Iphan).

Tema 3 – Requalificação Urbana de Nova Friburgo e Inventário dos Imóveis, por Luiz Cláudio Ferreira (EMHA), me. Luanda de Oliveira (Arquiteta e Urbanista - Inventário de Nova Friburgo), me. Luiz Fernando Dutra Folly (assessor técnico da Secretaria de Cultura) e professor doutor Cristovão Fernandes Duarte (Prourb - FAU - UFRJ), sendo que o encerramento será feito pelo engenheiro Heródoto Bento de Mello (prefeito de Nova Friburgo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade