Leonardo Lima
Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Nova Friburgo iniciou o processo de licitação para a construção da Casa de Passagem, no Cônego, que substituirá a existente no distrito de Amparo. Segundo o secretário de Assistência Social, Isaque Demani, a expectativa do poder público é de que as obras fiquem prontas ainda este ano. “A casa de passagem atual fica num local afastado e vulnerável e existe a necessidade de um espaço mais adequado para receber esses menores”, afirma.
Por determinação da Vara da Infância e Juventude, a casa de passagem abriga vítimas de algum tipo de violência ou maus-tratos por parte de seus responsáveis. Os menores recebem, através de uma equipe de profissionais e voluntários, acompanhamento médico, odontológico e psicológico, estudo e alimentação balanceada. “Contamos com o apoio de uma equipe técnica, além das mães sociais e das coordenadoras Françoise e Gilzana. Todos estão desenvolvendo um excelente trabalho e têm sido o braço direito de nossas ações”, diz Isaque.
Atualmente o local atende 16 crianças e adolescentes e, com a aquisição do novo espaço, este número deverá dobrar. “Quando assumi a gestão uma das minhas prioridades era a agilização do processo licitatório para a construção de um espaço melhor para acomodação dos menores sob a guarda do município”, revela o secretario. De acordo com ele, embora já exista uma construção no novo espaço, que se localiza na Rua Itajubá, no Cônego, serão necessárias várias modificações. “É preciso readequar e ampliar o prédio, criando dormitórios separados, salas de aula, refeitórios e áreas de lazer. Tudo será feito em harmonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente”, garante Demani.
Deixe o seu comentário