Prefeitura garante 200 bolsas para alunos do Inec

terça-feira, 13 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM – NF) - A sala de treinamentos lotada garantiu o sucesso do lançamento do projeto Ser e vencer - uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Instituto de Esportes e Cultura (Inec), firmada desde julho e que teve apresentação especial na noite da última quinta-feira, 8, na sede do Inec, em Olaria.

 O projeto é um acordo a partir do qual o governo friburguense possibilitou ao instituto disponibilizar 200 vagas para estudantes da rede pública municipal, a serem beneficiados com aulas nas diversas modalidades de ginástica geral (acrobática, rítmica, de solo, aeróbica e ginástica para todos, esta última englobando todas as demais modalidades, além de folclore e dança). As aulas acontecem de duas a quatro vezes por semana, com o objetivo de ocupar o tempo ocioso da garotada e ainda promover a disciplina, educação e integração social e possibilitar a descoberta de novos talentos esportivos.

 A importância da parceria foi reconhecida pela presença maciça à solenidade do dia 8 de pais dos alunos e das próprias crianças do Inec, do prefeito Heródoto Bento de Mello, dos secretá-rios Geral de Governo, Braulio Rezende Filho, de Esportes, Frank James Fernandes, e de Comunicação Social, Girlan Guilland, além de Cleonir Schwartz, mãe de Silvana Schwartz Noel, responsável pelo projeto, e também do empresário e vice-presidente do Inec, Ronald Ihns.

 Durante a breve solenidade de lançamento do projeto, o prefeito Heródoto, demonstrando muita satisfação e alegria com o sucesso do evento, foi sucinto: “Este projeto é fundamental para complementar a educação das crianças e dos jovens de Nova Friburgo. É um orgulho muito grande para nós, do governo, poder dar continuidade a este lindo projeto”.

 Silvana Noel falou das dificuldades que o Inec estava passando já há alguns meses para manter as atividades esportivas oferecidas às 250 crianças e jovens do município: “Mantemos as nossas atividades há quase quatro anos e durante todo esse tempo nunca tivemos apoio do governo. Desde o fim do ano passado a situação do Inec estava crítica, a ponto de encerrar as atividades”, relatou.

Braulio Rezende destacou: “Conheço Silvana e a sua luta para manter o trabalho com a ginástica na cidade há muitos anos. Eu já ajudava pagando uma mensalidade. O seu trabalho é muito sério e não poderia deixar acabar. Quando a Silvana procurou ajuda do governo, em junho, nós apoiamos o projeto de imediato. Ela é uma pessoa realizada na vida e não precisaria passar por essas dificuldades. Por isso a Prefeitura tem de apoiar o trabalho e levá-lo adiante, para abrilhantar ainda mais o esporte no município”.

 

Apoios já dão resultados

 Nova Friburgo sempre teve muita tradição nesta modalidade esportiva, no entanto, ficou esquecida durante longos anos. Uma boa notícia para os admiradores e praticantes do esporte é o evento Gym Brasil, que acontecerá nos próximos dias 23 e 24, com a participação de aproximadamente 700 ginastas, divididos em 25 grupos de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

“A nossa intenção está em resgatar em dois anos a tradição que a cidade possui. Se não fosse com esse apoio da Prefeitura, estaríamos fechando nossas portas e parando com as atividades. Com este evento esportivo, o município voltará a ser referência mundial da modalidade”, ressaltou Silvana, que ainda acrescentou: “Nova Friburgo desbancou Brasília facilmente. Ano passado a capital do país tentou sediar essas seletivas, mas, infelizmente, não aconteceu, porque só três equipes se inscreveram, o que impossibilitou a realização da competição. Já em Nova Friburgo a organização do evento e as equipes não encontraram grandes dificuldades”, afirmou Silvana Noel, que também é presidente do comitê técnico da Confederação Brasileira de Ginástica para Todos.

Outro bom exemplo de participação e apoio ao projeto foi o incentivo de Cristina Carvalho de Souza - mãe de uma das ginastas - que ofereceu cinco tratamentos dentários para sorteios entre os alunos do Inec.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade