Prefeitura faz mutirão para limpeza e desentupimento de bueiros no Centro

Ação sensibiliza população sobre lixo descartado irregularmente
sexta-feira, 20 de setembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O mutirão nos bueiros (Fotos: Henrique Pinheiro)
O mutirão nos bueiros (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou nesta sexta-feira, 20, um mutirão para limpeza e desentupimento de bueiros do centro da cidade. Ação começou na Rua Sete de Setembro e foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos, Amarílio Salarini, e o  subsecretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard. A iniciativa partiu do coletivo Revira e teve apoio da prefeitura e da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA).

De acordo com Sanglard, a ação reforça o cuidado e a conscientização que a população precisa ter com o meio ambiente. “Os trabalhos foram feitos em torno das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira. Queremos sensibilizar as pessoas que o lixo descartado aqui pode ter um impacto negativo nos oceanos. Amanhã (sábado, 21) é o Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos. Mesmo cidades que não são litorâneas contribuem para o encaminhamento de lixo para os mares. O lixo descartado de forma irregular compromete, primeiramente, a drenagem. Com isso, no período de chuva, haverá dificuldade para o escoamento dessa água. Esse material será levado para o rio comprometendo a calha macro da cidade e na última instância chegando ao mar”, descreveu o subsecretário.

Integrantes do coletivo Revira, realizaram pinturas nas proximidades dos bueiros para incentivar a população a se conscientizar. No chão foi escrita a mensagem: “A sua praia começa aqui”. Já no distrito de Lumiar, neste sábado, 21, a associação de moradores vai promover um ação especial no Dia Mundial da Limpeza, a partir da entrada de Boa Esperança, a partir das 9h. Segundo a organizadora, Luiza Otoni, será o mutirão Limpeza de Ponte a Ponte.   

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente | Clima
Publicidade