(SECOM) - Um verdadeiro mutirão de limpeza está sendo feito pela secretaria de Serviços Públicos no centro da cidade, mais precisamente nas avenidas Comte Bittencourt, Galdino do Valle Filho e Presidente Costa e Silva, até as proximidades do bairro Duas Pedras. O subsecretário de Serviços Públicos, Cláudio Moreira, que acompanha os trabalhos de perto, aproveita para observar que é de fundamental importância a colaboração e participação da população para manter a cidade limpa.
Quem passa pelas avenidas às margens do rio Bengalas, no centro da cidade, pode observar homens trabalhando desde a altura da Igreja Luterana até a rua 7 de Setembro, por exemplo, trecho este onde estão sendo podados galhos de árvores, que podem colocar em risco os transeuntes ou até mesmo a rede elétrica, assim como vem sendo providenciada retirada da chamada erva de passarinho.
Margens reflorestadas
Do Centro a Duas Pedras, muretas, pontes e grades estão sendo pintadas; a margem do rio será roçada; calçadas e canaletas existentes para escoamento de água também estão sendo limpas e os pequenos jardins às margens do rio estão recebendo atenção especial dos funcionários da secretaria de Serviços Públicos, que reflorestarão as áreas.
O subsecretário Cláudio Moreira, embora bastante animado com o trabalho de limpeza e revitalização, está assustado com a quantidade de lixo retirado de dentro do rio, principalmente aquele que acaba preso na estrutura da ponte, como sacolas plásticas e pneus.
Cláudio tem presenciado situações que comprovam o descaso de pessoas em relação ao meio ambiente. “Vejo pessoas colocarem sacolas com lixo nas ruas logo após o lixeiro passar; cachorros rasgam as sacolas e as ruas que acabaram de ser limpas voltam a ficar sujas; não há a colaboração dos moradores”, diz Cláudio, explicando que a EBMA, empresa responsável pelo serviço, recolhe lixo diariamente no centro da cidade, por exemplo. “As pessoas devem observar os horários em que os caminhões passam, e os dias da semana, no caso de outras localidades, para contribuir para uma cidade limpa. É motivo de indignação a quantidade de pneus que são retirados de dentro do rio. Os pneus retirados do rio estão sendo armazenados em um canto do pátio da Prefeitura até conseguirmos uma alternativa de destino que não cause dano ao meio ambiente”, explica o subsecretário.
A secretaria de Serviços Públicos conta com aproximadamente 30 homens trabalhando no mutirão para deixar o centro da cidade mais bonito e Cláudio acredita que com a participação e conscientização de toda a população em relação à conservação e preservação do meio ambiente, todos poderão desfrutar de um ambiente muito mais agradável.
Deixe o seu comentário