Prefeitura estuda comprar nova usina de asfalto

E também mantém complexo no alto da Chácara do Paraíso em funcionamento
quinta-feira, 05 de setembro de 2013
por Vinicius Gastin
Prefeitura estuda comprar nova usina de asfalto
Prefeitura estuda comprar nova usina de asfalto

A partir de 2014 Nova Friburgo produzirá asfalto suficiente para amenizar seus problemas de pavimentação e calçamento. Pelo menos esta é a promessa do prefeito Rogério Cabral. Recentemente ele visitou uma usina de asfalto em Bom Jardim, acompanhado por Edson Lisboa e o secretário de Obras, José Augusto Spinelli. Em pauta, a possibilidade de adquiri-la. "A população cobra demais a questão de pavimentação tanto das estradas vicinais para o escoamento da produção agrícola quanto da área urbana. Principalmente as ruas que são calçadas e muito íngremes, e dificultam a subida de carros e ônibus no período de chuvas. A proposta é tentar estruturar a secretaria de obras para fazer esse serviço por nossa conta. Surgiu a possibilidade desse financiamento pelo Banco do Brasil, que inclusive já está aprovado. Estamos aguardando apenas a liberação para comprar 54 equipamentos”, revela o prefeito.

A ideia é montar uma empresa de asfalto dentro da própria Prefeitura. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão dez caminhões-toco, quatro caminhões truck, duas patrol, uma S90, rolo compactador, acabadora de asfalto, retroescavadeira e bobcats. Desta forma, Rogério acredita que o município poderá executar todos os serviços necessários com um custo menor. Para tanto resta definir se a usina de asfalto será comprada ou apenas os equipamentos para fabricar o asfalto serão adquiridos. Neste caso, a massa seria comprada através de licitação. 

"Estou analisando o custo da usina e o de manutenção dela. Para ter todos os valores em mãos eu já visitei a usina da Rota-116, em Bom Jardim, pretendo visitar a da Siltur e outra em Cachoeiras de Macacu. A partir daí farei um levantamento de preços para ver o custo-benefício de fabricar o asfalto ou ter apenas as ferramentas para fazer a obra.”

A ideia é comprar o material até dezembro e colocar a usina em funcionamento no próximo ano. Além da definição de valores, o processo inclui licitações, entrega dos equipamentos e montagem da estrutura. "Estamos realizando um trabalho de logística, pesquisa, custo de mão de obra, material e produção para saber se vale a pena comprar todos os equipamentos e ter toda a estrutura montada, ou se compramos os equipamentos para produzir asfalto e faremos apenas a licitação para aquisição da massa asfáltica”, afirmou o prefeito.

E a Usina de Asfalto na Chácara do Paraíso?

De fato Nova Friburgo já possui uma Usina de Asfalto, localizada às margens da RJ-150, próximo à entrada do bairro Nova Suíça. Entretanto, de acordo com o prefeito, existem diferenças pontuais que justificam os novos investimentos. Enquanto a usina friburguense fabrica o chamado asfalto frio, o novo empreendimento produz asfalto quente, de maior durabilidade e produtividade. 

"A usina que nós temos é muito antiga. Deve ter mais de 20 anos. Existe a dificuldade até de comprar peças pra ela. Nós vamos mantê-la para fazer os pequenos reparos, as operações tapa-buracos na cidade. Enquanto produzimos dois ou três caminhos de asfalto frio, podemos fazer muito mais com a nova usina. Não vale a pena ligar os equipamentos para tão pouco. Além disso, se eu for terceirizar a compra desse material tenho que comprar em grande escala”, argumenta Cabral.

Em julho do ano passado a Usina de Asfalto no alto da Chácara do Paraíso passou por reformas e voltou a funcionar após a compra de equipamentos. O empreendimento ficou sem funcionar por quase uma década, e tem a capacidade de produção estimada em 50 caminhões/dia de massa asfáltica.

Prioridade será o centro urbano

De acordo com dados do governo municipal, Nova Friburgo possui cerca 1.300km de estradas de chão. Sobretudo em épocas de chuvas, o escoamento da produção agrícola e até mesmo o turismo ficam prejudicados. Para tentar amenizar os problemas, o prefeito informou que o Estado liberou mais 20 km para asfaltar as estradas vicinais. Sendo assim, a prioridade da nova usina será produzir asfalto para os centros urbanos.

"Conseguimos 7 km de asfalto com o governo do estado e priorizamos o distrito de Conselheiro Paulino, nos bairros Floresta, São Jorge, Jardim Califórnia e parte do Santo André. Há poucos dias, foram aprovados mais 20 quilômetros para asfaltar estradas vicinais, e vamos priorizar Vargem Alta, Campo do Coelho e Salinas. A produção desse equipamento que estamos comprando será destinada, primeiramente, ao centro urbano, para bairros como o Nova Suíça, Riograndina, Mury e outros. Isso sem contar as ruas que possuem calçamento, mas precisam de asfalto para evitar transtornos durante as chuvas. O objetivo com a nova usina é fazer um trabalho pela área urbana.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: usina de asfalto | Rogerio Cabral | compra
Publicidade