(SECOM) Com relação à reportagem A Voz dos Bairros, abordando o Perissê, na edição de sexta-feira, dia 14, o secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa (Helinho), comentou que não tinha conhecimento do muro da Rua Lopes Marins e ficou de enviar uma equipe ao local. Já o subsecretário de Serviços Públicos, Sérgio Louback, disse que há uma equipe permanente no bairro e anunciou um mutirão de limpeza para o início de novembro. Porém solicitou mais empenho dos moradores no sentido de contribuir em manter o bairro limpo.
A fim de saber a real situação do muro prestes a cair da Rua Lopes Marins, Helinho disse que vai enviar uma equipe de sua secretaria ao local, para saber as providências necessárias. Ao mesmo tempo, o secretário frisou que os problemas de drenagem do bairro, também citado na reportagem, são os mesmos de toda a cidade. As antigas manilhas precisam ser substituídas por galerias, pois a cidade não conta mais com as matas, que retinham a água da chuva. Além disso, a encostas estão expostas e a terra atinge as ruas rapidamente.
Sérgio Louback comentou na manhã desta segunda-feira, 17, que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos estava fazendo limpeza emergencial na Praça do Suspiro, em consequência do temporal da tarde de sábado. Quando isso acontece, o número de trabalhadores da secretaria diminui nos bairros e prejudica o organograma anteriormente previsto. No entanto, além da equipe permanente do Perissê, está previsto um mutirão de limpeza no bairro na primeira semana de novembro próximo.
O subsecretário comentou ainda que existe em Nova Friburgo uma verdadeira cultura entre as pessoas de jogar lixo em terrenos baldios ou nas calçadas, o que ocorre tanto no Perissê quanto em outros bairros. Essa sujeira acaba entupindo os bueiros. Apesar dessa conduta irregular, a Secretaria de Serviços Públicos mantém uma equipe, com veículo, que recolhe o lixo espalhado pelas ruas, já que o lixo doméstico, devidamente ensacado, é recolhido pela EBMA.
Sérgio chama a atenção da comunidade que a retirada de um volume maior de lixo ou entulho pode ser solicitada à Secretaria de Serviços Públicos, pessoalmente, na sede da Prefeitura, ou pelo telefone 2525-9124.
O subsecretário lamentou as lixeiras (papeleiras) quebradas no Perissê, conforme mostrado na reportagem, alegando ter sido ação dos próprios moradores. Afirmou que há um projeto junto à EBMA para repor as papeleiras, tanto no Perissê quanto em outros bairros. Sérgio ainda lembrou de uma dessas papeleiras incendiadas recentemente no centro da cidade e pede a colaboração da comunidade no sentido da manutenção desses equipamentos.
Com relação ao terreno baldio citado na reportagem, também na Rua Lopes Marins, Sérgio Louback anunciou ações conjuntas com o Departamento de Posturas a fim de impedir a continuação dessa prática.
Deixe o seu comentário