Leonardo Lima
Em reunião realizada quinta-feira, 25, o prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, assinou um convênio com o Sesi-RJ para realização de um Circuito Cultural no Teatro Municipal de Nova Friburgo, através de diversas apresentações artísticas. Estiveram presentes no encontro diversos secretários municipais; o vereador Cláudio Damião, que representou o poder Legislativo municipal; entre outras pessoas envolvidas na iniciativa, como o coordenador dos teatros do Sesi, Antenor Oliveira Neto; a agente de negócio do Sesi Nova Friburgo, Solange Moraes; o produtor cultural Rocyr Abbud; e o gerente regional da Firjan, Gustavo Sarruf.
Com a parceria, o Sesi fica encarregado de fornecer o cachê artístico, transporte, hospedagem, entre outros encargos aos artistas, e a Prefeitura deverá liberar o Teatro Municipal, oferecer a infraestrutura e auxiliar na mobilização do público. Como resultado, a população terá acesso aos espetáculos oferecidos por um valor considerado popular. Os ingressos para as atrações deverão ser vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
“Somos uma cidade turística, mas essencialmente industrial. Pela primeira vez temos uma ação que democratiza o processo da cultura em Nova Friburgo. Essa iniciativa é válida para toda a população friburguense e tenho certeza que, independente da alternância do poder, nenhum prefeito vai destruir essa parceria” afirmou o secretário municipal de cultura, Roosevelt Concy.
Ainda segundo ele, com o Circuito Cultural os comerciantes e empresários locais poderão se preparar com antecedência.
“Essa parceria não é apenas cultural. Além de todos os eventos de qualidade, os restaurantes, hotéis e o comércio em geral poderão se programar para receber os eventos e os turistas” explica.
Além de trazer nomes consagrados em todo o país, Roosevelt garante que o projeto também irá valorizar os talentos locais. Ele ainda revela que há a perspectiva de que o Teatro Municipal receba espetáculos infantis aos sábados e que seja promovida uma “virada esportiva-cultural”, que unirá conhecimento às atividades físicas.
Primeiras apresentações já estão programadas
Segundo a gerente de cultura e arte do sistema Firjan, Fabiana Scherer, a parceria visa trazer à cidade as principais atrações de todo o Estado.
“A princípio, planejamos promover uma ação por mês, mas hoje, tentaremos oferecer pelo menos duas atrações em cada mês. O céu é o limite. Não queremos criar uma classificação dos artistas que podem se apresentar em Nova Friburgo. Aquilo que for atração nas outras cidades também será aqui”, informa. A respeito da variedade artística, Fabiana diz que haverá opções para todos os gostos.
A gerente executiva do Sesi/Senai de Nova Friburgo, Kátia Pólo, revelou o espetáculo que dará o pontapé inicial no projeto. No dia 3 de fevereiro, haverá apresentação da peça Clandestinos, que deu origem a uma minissérie de mesmo nome na Rede Globo. Já no dia 11 do mesmo mês, a cantora Roberta Sá, que se apresentou este ano na cidade durante o Festival de Inverno, fará um novo show no município. Entretanto, este ano ainda há dois espetáculos programados no Teatro Municipal: Tio Samba - homenagem ao Dia Nacional do Samba, no dia 4 de dezembro; e Auto de Natal, no dia 16. O calendário completo das atividades do Circuito Cultural deverá ser divulgado em janeiro.
Demonstrando entusiasmo com a parceria, o prefeito em exercício reiterou o poder que a cultura tem de abrir o caminho para a melhora da qualidade de vida da população e deixou um recado aos profissionais do Sesi.
“Isso não é uma simples parceria. Oferecer à população um produto de qualidade no Teatro Municipal por esses valores é um presente. Fico muito à vontade para assinar esse convênio e ressalto que Nova Friburgo estará com as portas sempre abertas para vocês”, finalizou Dermeval, reiterando que graças a outra parceria, desta vez com o empresariado local, a Prefeitura realizará diversas festas no Natal e no Réveillon sem gastar quase nada.
Deixe o seu comentário