(SECOM) Em 2012 a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou dez novas salas de leitura. A última inauguração foi no dia 3 de dezembro, na Escola Municipal Messias de Moraes Teixeira. Na oportunidade, o secretário de Educação, Ricardo Lengruber, anunciou: “A Secretaria Municipal de Educação está encerrando seu ano letivo com boas promessas para o próximo ano. Está em tramitação o processo para aquisição de mais cem mil livros de literatura para crianças e jovens estudantes”.
O investimento será de mais de um milhão de reais em livros, que muitos pais sonham em comprar para os filhos, mas que os altos preços não permitem. Esta é, seguramente, a maior atualização de acervo nas salas de leitura e nas bibliotecas escolares com livros de literatura infantil e de aprendizado que desenvolvem, além da alfabetização e do gosto pela leitura, as percepções motoras e sensoriais.
O acervo foi escolhido minuciosamente para assegurar boa literatura, entretenimento, conhecimento, cultura e alfabetização. Os livros interativos são bastante coloridos, produzidos com materiais de qualidade e seguros. “Pensamos em algo que os alunos ficassem atraídos só de olhar, isto desperta o desejo pela leitura. A intenção é desenvolver o hábito da leitura em todos os alunos”, explica a coordenadora da Biblioteca da SME, Márcia Machado.
O grande investimento trará resultados positivos. Certamente as crianças passarão a se interessar mais por histórias e, por consequência, desejarão aprender a ler mais cedo.
De acordo com o secretário de Educação, o rendimento escolar também apresentará melhora. “Livros despertam mais a criatividade e desejo por novos conhecimentos. Quando um assunto é trabalho em sala de alfabetização, por exemplo, notamos que os alunos procuram os livros de literatura que tenham o assunto relacionado. Eles ficam mais interessados”, declara.
A recomendação aos professores é para entregarem os livros nas mãos das crianças para que elas sintam e percebam os detalhes e cores. “Eles precisam ter o contato direto com os livros, só assim despertam o interesse”, enfatiza o secretário.
Para incentivar ainda mais os alunos a gostarem de ler, a Secretaria de Educação pode propor aos professores que estimulem as crianças a levarem alguns títulos para casa, para os pais lerem. Além do hábito da leitura, a iniciativa pode desenvolver mais as relações entre pais e filhos. Para o prefeito Sérgio Xavier, este tipo de investimento “não aparece como obras públicas, mas realiza uma missão muito maior”.
Deixe o seu comentário