Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre erros no concurso público

Comissão informa que tem tomado medidas para garantir a legalidade do certame
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo encaminhou nota à redação de A VOZ DA SERRA na tarde de quinta-feira, 17, para prestar esclarecimentos sobre a matéria publicada na edição do dia sobre os erros contidos em algumas questões das provas do concurso público municipal realizadas no último domingo, 13.

Segue, abaixo, o texto na íntegra:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO:

Diante da matéria veiculada nesta data, relativamente aos erros existentes nas provas do concurso público 2015, a Comissão do Concurso, instituída pela Portaria n.º 617/2015, vem a público esclarecer o seguinte:

Situações como esta – erros encontrados nas questões das provas do Concurso Público Municipal, realizadas no dia 13 de dezembro - podem ocorrer em função de inúmeros fatores, tais como a elaboração do banco de questões por vários membros que compõem a banca, seu consequente envio sigiloso e embaralhamento pelo sistema fechado da empresa organizadora. Daí, a razão de os equívocos não serem passíveis de correção prévia, pois o segredo quanto às questões evita o conhecimento por parte de qualquer dos atores envolvidos, garantindo ao certame total lisura.

Como forma de correção, a empresa organizadora prevê recurso em todas as fases, o que garante o amplo direito de defesa aos candidatos. Além disso, as questões poderão ser anuladas, com a respectiva pontuação conferida a todos os candidatos, de acordo com o item 6.3.6 do Edital de Abertura.

À título exemplificativo, concursos como os da Fundação Getúlio Vargas, Cesgranrio, entre outros, sofrem com idênticas situações, em alguns casos, inclusive, mais graves, conforme pode ser verificado em ampla pesquisa na rede mundial de computadores.

Lamentamos comentários destituídos do conhecimento técnico e específico quanto à forma de contratação, pois não houve "escolha" dessa ou daquela empresa, mas, sim, a submissão ao procedimento licitatório, como determina o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, saindo-se vencedora do certame a empresa Exatus, a qual ofertou o menor preço, sendo-lhe um Direito garantido pela legislação realizar o concurso.

Além disto, esta Comissão do Concurso esclarece que está presente na fiscalização de todas as fases, inclusive nos locais de aplicação das provas, de forma a contornar eventuais incorreções e propiciar o bom andamento dos trabalhos, como ocorreu no último domingo, onde mais de 14 mil candidatos realizaram suas provas com absoluta tranquilidade.

Por fim, esta Comissão informa que tem tomado todas as medidas para garantir a legalidade do certame desde o início dos trabalhos, inclusive tendo convocado os Conselhos de Classe envolvidos para participarem de todas as fases do certame, em conformidade com a Constituição do Estado.

Sento estas as considerações sobre o tema, aproveitamos a oportunidade para desejar a todos uma boa prova no próximo domingo.

                 Nova Friburgo, 17 de dezembro de 2015."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade