Prefeitura convoca população para doar sangue

Campanha tem como intuito abastecer banco para continuar mutirão de cirurgias no Raul Sertã
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A secretaria municipal de Saúde está convocando a população para comparecer ao Hemocentro, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, para a doação de sangue. A campanha de caráter permanente tem como objetivo abastecer o banco para que seja possível continuar com o mutirão de cirurgias no Raul Sertã, iniciado no último dia 22.

Por conta das cirurgias realizadas nos últimos dias, o estoque de bolsas de sangue ficou baixo. De acordo com a Subsecretaria de Comunicação Social da prefeitura, caso o banco não seja reabastecido, o mutirão de cirurgias terá que ser interrompido. A subsecretária hospitalar Michelle Silvares explicou que, com a aproximação do carnaval, a situação pode ficar ainda mais complicada. “Durante o carnaval o consumo de sangue é maior. O estoque atual não consegue suportar as cirurgias e o consumo mínimo que precisamos para o carnaval. Se não tivermos o suporte necessário para realizar todas essas cirurgias que estão pendentes, infelizmente vamos ter que paralisar o mutirão. Temos que atender às duas demandas. Por isso é importante que a população nos apoie e aumente os nossos estoques para que a gente consiga dar continuidade ao mutirão”, disse.

Cada cirurgia demanda, pelo menos, duas bolsas de sangue. Só no último dia 22, foram realizadas oito cirurgias que necessitaram de, no mínimo, 16 bolsas de sangue. A subsecretária explicou também que algumas operações necessitam de uma quantidade ainda maior de sangue disponível nos estoques. “Na realidade, algumas operações só poderão ser realizadas quando estivermos com os estoques de sangue regularizados. É um movimento que envolve toda a estrutura hospitalar. E tudo pode ser desperdiçado se não tivermos, principalmente nas cirurgias grandes, sangue disponível no hospital. Hoje estamos focados nos pacientes internados, mas sabemos que no ambulatório tem uma fila imensa de pacientes que precisam dessa abordagem. A gente espera finalizar esse trabalho com os pacientes internados nos próximos dias e, a partir de fevereiro, vamos iniciar o planejamento referente aos pacientes que estão aguardando ambulatorialmente. Por isso precisamos que a população esteja envolvida e nos apoie incondicionalmente. Precisamos aumentar nossos estoques”, disse.

O hemocentro, além de Nova Friburgo e o Hospital São Lucas e a Maternidade Mário Dutra, atende outros 13 municípios. No local, cerca de 25 profissionais trabalham para receber o público. Entre eles: enfermeiros, técnicos em laboratório, biólogos e médicos. O Hemocentro recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Condições básicas para ser um doador

Ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem à doação; não estar fazendo uso de medicamentos; ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. Quem tem tatuagem recente ou recebeu transfusão de sangue está impedido de doar pelo prazo de um ano. Em relação a periodicidade, homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano e as mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: doação de sangue | Hemocentro de Nova Friburgo | hemocentro
Publicidade