Prefeitura começa a demolir mais de 90 casas interditadas em Nova Friburgo

Imóveis localizados em áreas de risco foram abandonados depois da tragédia de 2011
quarta-feira, 04 de maio de 2016
por Alerrandre Barros
Prefeitura começa a demolir mais de 90 casas interditadas em Nova Friburgo

Cinco anos depois da maior tragédia climática do país, a Secretaria Municipal de Obras começou a demolir no mês passado as mais de 90 casas que foram interditadas pela Defesa Civil em áreas de risco de Nova Friburgo. 
Os imóveis foram afetados pelas chuvas, na madrugada do dia 12 de janeiro de 2011, e tiveram que ser abandonados pelas famílias. Até esta quarta-feira, 4, pelo menos 18 casas já haviam sido derrubadas pelas máquinas da prefeitura - três em Duas Pedras e 15 no Jardim Califórnia, no distrito de Conselheiro Paulino. 

“Todas elas ficam próximas de encostas e oferecem risco iminente de desmoronamento. Os trabalhos atendem a uma solicitação antiga dos friburguenses”, disse o novo secretário de Obras, Jefferson Pires Aragão. 
Depois que todos os 37 imóveis forem demolidos no Jardim Califórnia, a operação seguirá para o bairro Vilage, uma das localidades que foram bastante afetadas pela catástrofe climática. No bairro, no entorno das ruas Coronel Sarmento e Zair Pires Pirazzo, cerca de 20 casas devem ir abaixo em terrenos que correm risco de deslizamentos.

“O custo da demolição é bastante alto, por isso, estamos derrubando aos poucos os imóveis interditados que oferecem riscos para outras residências”, comentou o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori. 
A operação foi anunciada por A VOZ DA SERRA em fevereiro deste ano e atende a um acordo da Prefeitura de Nova Friburgo com o Ministério Público feito a partir de um levantamento da Defesa Civil, que identificou e numerou todas as casas condenadas na época da catástrofe. 

“Entramos em acordo com a Procuradoria e nos comprometemos a demolir os imóveis aproveitando o período de estiagem e o fim das obras nas galerias da cidade”, afirmou na ocasião o então secretário municipal de Obras, Alexandre Cruz. 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade