Prefeitura capacita cuidadores para o projeto Melhor em Casa

Prevenção de lesões em pacientes acamados foi tema de palestra. Friburgo tem cerca de 60 pacientes atendidos pela rede pública de saúde
terça-feira, 23 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Cuidadores aprendem a lidar com pacientes acamados (Divulgação)
Cuidadores aprendem a lidar com pacientes acamados (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio do programa Melhor em Casa, promoveu na última semana um um encontro com cuidadores do serviço de atendimento domiciliar da rede municipal. O objetivo foi oferecer uma capacitação aos cuidadores, que assistiram a uma palestra sobre o tema “Trabalhando a prevenção de lesões em pacientes acamados”.

Aproximadamente 30 cuidadores de pacientes estiveram presentes e aprenderam como identificar lesões por pressão que ocorre principalmente em pessoas que estão incapacitadas de realizarem suas atividades rotineiras e passam muito tempo acamadas numa mesma posição. Além disso, foram orientados sobre os pontos com maiores riscos de aparecimento de escaras (feridas na pele), como prevenir, técnicas de prevenção e alternância de decúbito, ou seja, quando deve-se mudar a posição do paciente sobre a cama. 

A cada dois meses, os profissionais da área participam de reuniões informativas obrigatórias, com foco em aprimoramento dos atendimentos, abordando temas diferentes a cada encontro. As palestras são ministradas por enfermeiros e técnicos de enfermagem da própria Secretaria Municipal de Saúde. Nesta última edição, cerca de 30 cuidadores receberam as orientações do programa, que é coordenado por Maristela Peillet.

Atualmente, cerca de 60 pacientes acamados contam com este tipo de atendimento pela rede pública de saúde em Nova Friburgo.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade