Prefeitura assina convênio com governo do estado para obras de contenção

segunda-feira, 26 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura assina convênio com governo do estado para obras de contenção
Prefeitura assina convênio com governo do estado para obras de contenção

Texto: Felipe Basilio / Fotos: Amanda Tinoco

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira, 23, um convênio entre a Prefeitura e o governo do estado, no valor de R$ 20 milhões, para a realização de dez obras de contenção no município. Vereadores e representantes das quatro empresas responsáveis participaram da reunião na qual o prefeito Rogério Cabral assinou o convênio.

O prazo máximo de conclusão das obras é de 120 dias, de acordo com a Secretaria de Obras do município. O prefeito Rogério Cabral afirmou que foi feito um pedido para que as empresas responsáveis aproveitassem a sequência sem chuvas para dar agilidade às obras. "O período agora é bom, não são obras gigantescas. A gente acredita muito no potencial das empresas responsáveis pelos trabalhos e esperamos entregar estas obras em tempo recorde para que, na próxima temporada de chuvas, já estejamos com estas obras entregues.” 

Durante a reunião, o prefeito aproveitou para esclarecer o motivo pelo qual a assinatura do convênio foi feita somente em 2014. Para ele, a falta de prestação de contas no convênio anterior foi fator determinante para a demora. "Não houve a prestação de contas de algumas obras que vinham sendo realizadas na cidade nos últimos anos, por meio do Somando Forças. E os novos recursos só são liberados quando existe a prestação de contas do antigo convênio. Só conseguimos isso agora.”

A Prefeitura aproveitou a ocasião para anunciar também que pretende construir banheiros para atender a demanda dos feirantes da Avenida Campesina, e também o projeto para ligar Olaria a Duas Pedras utilizando a Rua General Osório, para desafogar o trânsito no trecho urbano da RJ-116.

 

Prefeito Rogério Cabral assina convênio para o início das obras

A reunião no gabinete da prefeitura reuniu empresários, secretários municipais e vereadores


Confira a lista de locais que receberão obras 

- Estrada Velha do Amparo (Amparo) - Cortina atirantada

- Avenida Campesina (Centro) - Muro de concreto ciclópico

- Rua Felipe Camarão (Ponte da Saudade) - Cortina atirantada

- Rua Antônio Lopes Sertã (Catarcione) - Cortina atirantada

- Jerônimo de Castro I (Amparo – parte baixa) - Cortina atirantada e muro de peso

- Jerônimo de Castro I (Amparo – parte alta) / Muro de peso e recuperação da caixa da rua

- Parque das Flores (acesso à parte alta) / Cortina atirantada e muro de peso

- Rua Luiza Carpenter (Paissandu) / Muro de concreto ciclópico

- Rua Souza Cardoso I (Vila Amélia) / Cortina atirantada e muro de gabião

- Rua Souza Cardoso II (Vila Amélia) / Cortina atirantada

 

Associação de moradores da Ponte da Saudade comemora 

Uma das obras a serem feitas através do convênio assinado pela Prefeitura é na Rua Felipe Camarão, na Ponte da Saudade. O local foi atingido por deslizamento de terra em dezembro de 2010 e apresenta perigo aos motoristas. A equipe de A VOZ DA SERRA mostrou diversos casos em que carros caíram em crateras causadas pelo desmoronamento. Além disso, a rua funciona como via alternativa em casos de congestionamento da RJ-116. O presidente da associação de moradores do bairro ficou satisfeito com o anúncio da obra e espera que, de fato, ela ajude aos moradores. "É uma luta antiga, desde 2010. Buscamos muito esse reparo e esperamos que realmente aconteça. Ali funciona como um desafogo para o trânsito e vários carros já caíram no local. Acredito que será bom para todos nós.”


Último levantamento da Defesa Civil, feito em agosto de 2013, apontou que pouco mais de 11% da população da cidade vive em áreas de risco. Segundo os dados, 18.632 pessoas estão sob risco de deslizamento de terra e 2.656 podem sofrer com inundações. 

O detalhe das obras foi apresentado pelo prefeito a quem esteve na reunião





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade