Arquivo de Notícias
Prefeitura anuncia pacotão de convênios para obras de encostas e muros e reforma do hospital
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Também estão previstas construção de UBS e praça e compra de veículos e ambulâncias
Com a situação regularizada junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc)—uma espécie de SPC dos órgãos públicos—, a Prefeitura de Nova Friburgo deve abrir nas próximas semanas um pacotão de licitações para realização de obras diversas conquistadas através de convênios com os governos federal e estadual, além de contrapartida menor do próprio município. Os processos estão sendo conduzidos pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais.
A princípio, são 20 projetos praticamente prontos para serem encaminhados para licitação. Entre eles, consta uma obra de reforma e ampliação do Hospital Raul Sertã. Também estão previstas obras de muros de contenção em pequenas encostas na Ponte da Saudade, Catarcione, Estrada Velha do Amparo, Parque das Flores, Lagoinha, Centro, Cordoeira e Vale dos Pinheiros. Estas obras foram obtidas pelo prefeito Sérgio Xavier em acordo com o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Para isso, o município abriu mão de algumas obras de revitalização cujos projetos não haviam sido executados pelos dois governos anteriores e os seus referidos prazos haviam vencido. O pacotão de convênios prevê também a licitação de obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento): contenção de encosta em Olaria e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Nova Friburgo, projetos de engenharia e elaboração de praça na Via Expressa, com construção de ginásio coberto, telecentro, anfiteatro, biblioteca, pista de skate, salas de leitura e bicicletário.
Também constam licitação de obra de contenção nas margens do Rio Cônego, próximo à Afape. Através dos convênios com os governos federal e estadual, a Prefeitura também abrirá, em breve, licitações para a construção de três novas creches (Duas Pedras, Nova Suíça e São Geraldo), aquisição de ambulâncias para postos de saúde (Vargem Alta, Cordoeira e Campo do Coelho), construção de Unidade Básica de Saúde (Amparo), veículos para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), implantação de cursos digitais e recuperação de áreas esportivas (Conselheiro Paulino, Duas Pedras, Vila Amélia, Campo do Coelho, São Geraldo e Cordoeira). Ainda faz parte da lista de convênios a implantação de projeto oferecendo aulas de judô gratuitas em comunidades carentes.
PPS e PP próximos de
aliança com o PMDB
O atual prefeito Sérgio Xavier (PMDB) ainda não assumiu publicamente uma eventual candidatura à reeleição no pleito de outubro, embora o presidente regional peemedebista, o ex-deputado estadual Jorge Picciani, esteja usando interlocutores para dizer que o partido terá candidatura própria e, naturalmente, este nome será o do atual chefe do Executivo local. Dentro desta expectativa, o PPS e o PP sinalizam que vão participar da aliança eleitoral com o PMDB.
No último fim de semana, durante encontro na quadra da Unidos da Saudade, no Bairro Ypu, o deputado e presidente regional do PPS, Comte Bittencourt, fez um discurso enfatizando um possível acordo com os peemedebistas friburguenses. O presidente do PP local, Renato Bravo, também tem seguido o mesmo rumo em inúmeras reuniões políticas.
Mais de dois mil prefeitos
devem concorrer à reeleição
Pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que, dos 5.563 municípios do país, em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos estão aptos a concorrer a um novo mandato. Desse horizonte, segundo o levantamento realizado em março, 2.418 (73,13%) anteciparam que pretendem concorrer; outros 500 (15,14%) não concorrerão e 333 (18,88%) ainda estão indecisos.
Nas eleições municipais anteriores, a quantidade de prefeitos que se candidataram à reeleição foi: em 2000, 62%; em 2004, 63,3%; e em 2008, 76,9%. “A análise por estado indica que a proporção nacional se repete na maioria das unidades da federação. A média dos atuais prefeitos que pretende concorrer fica em torno de 70%”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, em 63 deles pode haver reeleição. Dos atuais prefeitos, 39 (61,6%) irão à reeleição, 9 (14,9%) decidiram não ir e em 11 (17,4%) ainda estão indecisos.
PSB promove fórum
de desenvolvimento
O PSB de Nova Friburgo tem realizado reuniões com seus filiados (pré-candidatos à vereança e correligionários) intituladas “Fórum de Desenvolvimento Participativo”. Segundo a ex-prefeita e presidente de honra do partido, Saudade Braga, o objetivo do fórum é “debater questões importantes da nossa cidade, levantar sugestões, críticas e possíveis soluções”. Até agora, foram realizadas duas reuniões, a última nesta segunda-feira, 16, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Vestuários, onde foram debatidos os temas educação e qualificação profissional, conduzidos pelos professores Uderson Meneguite e Beatriz Abicalil.
O PSB pretende promover mais três encontros: desenvolvimento econômico, cultura, turismo e agricultura, em 7 de maio; saúde, esporte, lazer e inclusão social, em 21 de maio; e modernização da gestão pública e serviços, no dia 4 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário