Esta é mais uma ação do Gabinete Itinerante, que a cada dia imprime uma nova rotina na vida dos cidadãos de Nova Friburgo
(Secom) A maior reclamação e reivindicação dos moradores do Loteamento Maias, em Conselheiro Paulino, era a péssima condição da rua principal, a Capitão Maia. Havia muitos buracos e não tinha calçamento para os pedestres; as pessoas andavam no meio da rua, colocando suas vidas em risco. Por meio do Gabinete Itinerante, o prefeito Sérgio Xavier verificou a conclusão das obras de recapeamento na Capitão Maia, na manhã de quarta-feira, 14. Esta demanda foi anteriormente recebida e implementada durante a ida do Gabinete Itinerante aos Maias, no dia 9 de fevereiro, há pouco mais de um mês.
Para o prefeito Xavier foi uma grande satisfação ver o ônibus circulando pelo bairro, sem problemas, e sem o risco de ter o itinerário paralisado. “Antes das ações da Secretaria Municipal de Obras, a Faol já havia avisado que iria paralisar a circulação dos ônibus. E isso não podemos permitir. Por isso a urgência em entregar essa via pavimentada, em boas condições. A população já sofre tanto com os vários problemas que a cidade passou, agora é hora de trabalhar e sanar os problemas prioritários”, disse o prefeito em sua segunda visita aos Maias, avaliando a obra já concluída. Mas os trabalhos do Gabinete Itinerante não param por aí. Na verificação das condições das obras realizadas, é riscada da lista de prioridades uma demanda atendida, mas também são acrescentadas outras a serem cumpridas o mais rápido possível.
A moradora Lily Bauchud foi a primeira a encontrar o prefeito assim que chegou em mais uma missão do Gabinete Itinerante. Não deixava ninguém falar—apenas agradecia, ria e beijava a todos que estavam com Sérgio Xavier. A moradora fez questão de dizer que no dia seguinte daria entrevista para um canal de televisão local somente para agradecer à Prefeitura, em nome dos moradores, pela pavimentação da Rua Capitão Maia. “A TV vai vir amanhã, e vamos fazer um agradecimento pela obra que foi feita, não podíamos andar de carro, as crianças passavam pelo meio da rua, um verdadeiro perigo. Os carros quebravam. Andar a pé também era um problema, nós chegávamos a cair, e se chovia tinha lama, buracos, e quando era seco tinha muita poeira, agora ficou uma bênção, estamos muito felizes, esperamos que sempre que a gente precisar vocês estejam aqui, com a gente, como vocês estão fazendo”, disse Lily emocionada.
O sentimento da moradora foi compartilhado com os outros moradores da localidade, que também agradeceram acenando ou simplesmente fazendo o sinal de OK para o recapeamento da Rua Capitão Maia. Lily lembrou da primeira reunião com o prefeito no bairro há um mês, quando formalizou o pedido juntamente com diversos moradores, pelas obras na principal via do bairro, que agora foram atendidas.
Para João José de Almeida, o João Mineiro, morador e comerciante da rua, eles não aguentavam mais esperar por essa obra: “Foi muito bom a vinda desse asfalto, estava horrível, o carro nem podia ser tirado da garagem, não tinha como andar”, disse João Mineiro.
Segundo Marco Antonio Matsuyama, a população tem que ajudar. “Moradores podem avisar aos órgãos públicos responsáveis quando coisas erradas estão sendo feitas. Aqui, por exemplo, tem pessoas que vêm jogar resíduos de plástico, isso de madrugada. Isso é um crime, é um lixo que demora muito para ser desintegrado pelo meio ambiente”, criticou Marcos, que apesar de morar no exterior, acompanha os problemas do bairro, ajuda a fiscalizar as obras e sugeriu algumas futuras ações a serem adotadas pelo Gabinete Itinerante.
(Para ler a reportagem que aborda a primeira ida do prefeito Sérgio Xavier com o Gabinete Itinerante aos Maias, acesse na internet o endereço: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/02/gabinete-itinerante-do-prefeito-sergio-xavier-retorna-a-conselheiro-paulino/#axzz1pDYjxTKT.)
Gabinete Itinerante: uma nova rotina na cidade de Nova Friburgo
O Prefeito Sérgio Xavier comemora os resultados do Gabinete Itinerante, proposto por ele desde que assumiu a gestão municipal, em novembro do ano passado. Com o objetivo de se aproximar da população e ouvir seus anseios, o Gabinete Itinerante percorre os bairros e distritos de Nova Friburgo, buscando saber da população quais seriam as soluções para os seus principais problemas. Ao coletar as propostas dos moradores, comerciantes, associações comunitárias e organizações atuantes no bairro, o prefeito Sérgio Xavier averigua as ações a serem tomadas em conjunto com todo o secretariado envolvido na obra ou manutenção a ser executada. São fixados objetivos, limites orçamentários, prazo de execução e avaliação da ação, isso sendo apenas um resumo dos passos adotados pelo Gabinete em uma comunidade. Apesar de exigir uma logística muito maior na missão de atender as prioridades da população, o Gabinete Itinerante conta sempre com a presença do prefeito Sérgio Xavier, equipe técnica e assessores. A seguir o prefeito Sérgio Xavier explica como surgiu essa ideia. Confira:
Como surgiu o Gabinete Itinerante?
Prefeito Sérgio Xavier: Esse é um trabalho que foi proposto desde o início, assim que assumi tive a ideia de montar o Gabinete Itinerante. Isso por entender que o prefeito não tem que ficar dentro do gabinete, deve levar esse gabinete às localidades. Não devo ficar atrás de uma mesa, só recebendo os pedidos, sem saber ao certo o que se passa de verdade com o município e seu povo. Quando estamos trancados dentro do gabinete, podemos não perceber o que se passa realmente na rua.
Como funciona o Gabinete Itinerante?
Prefeito Sérgio Xavier: Vamos até a comunidade, ouvimos os anseios, as prioridades, e vemos o que podemos atender em um primeiro momento. Sempre sinalizando que o município passa por dificuldades devido aos vários problemas que vem enfrentando. Esse é um momento de se priorizar as tarefas. E isso é analisado junto a todo o secretariado, moradores e envolvidos.
Qual a maior inspiração para o Gabinete Itinerante?
Prefeito Sérgio Xavier: Na verdade, nós percebemos que as pessoas em Nova Friburgo estão se sentindo órfãs. Isso porque não tinham a quem recorrer, a quem reclamar. A gente percebe isso. Por isso estamos aqui. As pessoas comemoram a presença do prefeito, e comemoram mais ainda quando o prefeito vem para ver os anseios, e muito mais quando o prefeito vem entregar a obra. Isso é gratificante, e isso nos dá mais força para continuarmos a fazer o nosso trabalho. Dessa forma já estamos reconstruindo Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário