(SECOM) O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, se reuniu com representantes do Conselho Internacional Público Privado de Desenvolvimento Econômico e Social de Portos, Aeroportos e Infraestrutura (Condeports), na tarde da última quinta-feira, 22, para assinar um convênio que prevê uma parceria, onde o Condeports irá trazer para Nova Friburgo uma usina de reciclagem de óleo alimentar e combustível, transformando-os em biodiesel.
O projeto do Condeports é único no Brasil, porém, já existe em outros lugares. A iniciativa já foi colocada em prática na Angola (África), sendo o projeto homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Convênio é uma parceria de cooperação técnica em diversas áreas, como explicou o presidente internacional do Condeports, Ednei de Oliveira.
“O convênio não tem valor, na verdade é um convênio apenas de apoio institucional à Prefeitura, não envolve recursos. Na verdade é um projeto ao contrário, ele vai aliviar o Poder Público de despesas que hoje são necessárias, com ações sociais, manutenção de projetos de construção de creches, escolas, etc. O próprio nome já diz, ‘Construindo e Aprendendo’; ele é também um projeto de qualificação profissional na construção civil, onde as pessoas vão construir os prédios públicos, aprendendo a profissão da construção civil sem custos para a Prefeitura, utilizando apenas sucatas, resíduos de óleo de fritura e combustível, transformando isso em recursos.”
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo De Vries, demonstrou-se muito empolgado com a parceria, enaltecendo o prefeito Sérgio Xavier por sua consciência ambiental, além de pensar no ganho que Nova Friburgo terá economicamente e, ainda, explicou como funcionará o projeto quando posto em prática.
“É formada uma rede como em todas as questões ambientais, uma espécie de engrenagem, onde tudo depende de todos, logo, vamos fazer uma reunião com a comunidade para que seja criada uma central de recebimento de óleo de fritura usado e também alguma coisa de óleo combustível, e esse material é então levado para a usina que processa esse óleo de fritura e o transforma em biodiesel. Esse biodiesel pode ser usado diretamente, ou como base para o biodiesel produzido pela Petrobras aqui no Comperj.”
O prefeito Sérgio Xavier reconheceu o trabalho feito pela Secretaria do Meio Ambiente em buscar essa parceira, que segundo ele, não irá gerar apenas beneficio financeiros para Nova Friburgo, mas também na questão ambiental, já que o município tem uma rica biodiversidade.
“Na verdade a gente já se orgulha de Nova Friburgo por ser o município do Rio de Janeiro com a terceira maior mata nativa, temos muitas possibilidades para trabalhar a questão ambiental, temos muitas pessoas apaixonadas que constantemente vem levantando bandeiras e trazendo sugestões para que a gente implemente ações e políticas públicas nessa área. E a vinda de uma usina de reciclagem de óleo de cozinha e de óleo diesel transforma isso não só em ganhos para a coletividade, ou seja, para cada comunidade que arrecadar esse óleo, mas também para o próprio município, que vai cada vez mais despontar com bandeiras desse porte para poder defender a questão ambiental”, enfatiza o prefeito Sérgio Xavier.
Deixe o seu comentário