O prefeito Rogério Cabral participou de reunião com empresários do comércio na noite da última quinta-feira, 28, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo. Ele conversou com diretores da CDL e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) sobre assuntos gerais do município, mas deu ênfase à questão da carga e descarga de mercadorias no Centro. O prefeito revelou que este ano deseja enfeitar a cidade no Natal e pediu aos empresários que colaborem com o projeto, iluminando a fachada de suas lojas, já que à Prefeitura caberá a decoração dos logradouros públicos.
O presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende, contou que o prefeito havia manifestado desejo de se encontrar com os lojistas desde que as duas entidades mandaram ofício a ele solicitando a manutenção das regras atuais de carga e descarga, contidas no decreto municipal nº 81, de 18 de maio de 2012. O decreto definiu o tamanho dos veículos que podem carregar e descarregar no Centro e estabeleceu o horário das 6h às 13h para as operações. A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) cogitava passar as operações para a madrugada.
"Quando fomos informados da proposta reunimos empresários de diversos segmentos e chegamos à conclusão de que a carga e a descarga estão funcionando bem, dentro das normas instituídas pelo decreto nº 81. Defendemos nossa posição em ofício enviado ao prefeito e ressaltamos que é responsabilidade da Autran fiscalizar as empresas que descumprem a lei, usando, por exemplo, caminhões enormes para descarregar mercadorias no Centro. Ele, então, comentou que queria conversar pessoalmente com os lojistas”, lembrou Braulio Rezende.
Rogério Cabral observou que a mudança no horário de carga e descarga foi suspensa temporariamente, mas que, se houver necessidade, voltará a discutir o assunto com os lojistas. O prefeito admitiu que o trânsito de Nova Friburgo está muito ruim. "Vamos fazer alterações em breve, a começar pela Av. Euterpe Friburguense, para melhorar a situação do trânsito. Também encaminhamos à Câmara projeto que limita a passagem de carretas na cidade ao período das 21h às 6h”, acentuou.
O prefeito falou sobre as dificuldades que enfrenta com a estrutura administrativa da Prefeitura, inteiramente ultrapassada; os baixos salários do funcionalismo, que não podem ser reajustados a contento devido à Lei de Responsabilidade Fiscal; dívidas antigas, multas e indenizações que comprometem os recursos públicos. Ele garantiu que resgatou projetos dos governos anteriores e tenta obter verbas de convênios para colocá-los em prática.
Rogério Cabral ficou de apresentar o projeto de decoração de Natal finalizado em nova visita à CDL. De acordo com ele, se for bem executado o projeto pode firmar o nome de Nova Friburgo como destino turístico no Estado do Rio. O prefeito sugeriu que cada empresário enfeite a fachada de sua loja para que a iluminação de Natal alcance todo o centro da cidade.
Braulio Rezende salientou que o comércio sempre adere a iniciativas que beneficiem o município. "Os empresários do nosso setor nunca se furtam a ajudar com ações em prol de Nova Friburgo”, arrematou o presidente da CDL e do SinComércio.
Deixe o seu comentário