Arquivo de Notícias
Prefeito retira urgência do projeto sobre restrição de carretas no eixo rodoviário
quarta-feira, 10 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Matéria encaminhada à Câmara sai de pauta e será votada depois que empresários do setor de cargas fizerem uma contraproposta
O projeto de lei encaminhado pelo governo municipal proibindo a circulação de carretas e similares no eixo rodoviário friburguense entre 6h e 21h perdeu a urgência e foi retirado de pauta de votações da Câmara. Os vereadores só voltarão a analisar a matéria depois do recesso legislativo e após o prefeito ouvir contraproposta dos empresários de carga do município, que pretendem suavizar o duro texto da proposta. No próximo dia 22 o prefeito voltará a se reunir com os empresários para ouvir sugestões ao projeto.
No primeiro encontro com o prefeito, semana passada, eles expuseram que a proposta apresentada à Câmara criará dificuldades econômicas para o setor de carga da Região Centro-Norte fluminense.
O prefeito destacou a importância de restringir a passagem dos veículos pesados, sobretudo nos horários de rush. Porém, admite a hipótese de abrir um precedente: permitir a passagem de carretas e similares em dois horários (um pela manhã e outro ao fim da tarde). "A nossa ideia é minimizar os engarrafamentos principalmente nos horários escolares e comercial, considerados os de maior impacto no trânsito. Quero ouvir sugestões [do setor da carga] para chegarmos a um bom termo”, disse o prefeito.
Os empresários consideraram a proposta positiva, contudo, reivindicam que a Prefeitura disponibilize uma área para que os veículos pesados fiquem estacionados até que seja liberado o horário de passagem.
(FOTO) Rogério Cabral recebeu o vereador Cláudio
Damião para discutir o abandono de animais
Vereador pede cumprimento da lei de castração de animais
Quem anda pelas ruas de Nova Friburgo percebe a grande quantidade de animais abandonados. Além de ser crime, o abandono de animais também é questão de saúde pública. O que muita gente não sabe é que há um ano a Câmara de Vereadores promulgou lei de autoria do vereador Cláudio Damião prevendo a castração de cães e gatos pelo município, e que não vigora por conta de ação judicial patrocinada pelo ex-prefeito Sérgio Xavier, que a considera inconstitucional.
Para tentar derrubar esta barreira, o vereador Damião e grupos de proteção animal entregaram semana passada abaixo-assinado subscrito por 3.590 pessoas ao prefeito Rogério Cabral, solicitando que o governo municipal desista da ação e faça cumprir o que determina a lei, cujo orçamento foi aprovado para este ano. Além da lei, o vereador também fez um apelo ao prefeito para que institua o Conselho Municipal de Proteção Animal, que há anos vem sendo protelado.
Secretário estadual de Ambiente e presidente do Inea cancelam visita
Alegando a velha desculpa do mau tempo, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, cancelaram a vistoria que fariam na manhã de ontem, 9, nas obras de recuperação ambiental em Nova Friburgo, um dos municípios mais atingidos na tragédia climática de 2011. Eles viriam em um dos helicópteros oficiais do governo estadual.
Os dois haviam anunciado que visitariam o canteiro de obras de duas empresas contratadas pelo governo estadual na Avenida Nossa Senhora do Amparo. As empreiteiras farão os serviços de macrodrenagem dos rios Bengalas e Córrego Dantas, orçados em R$ 194 milhões, em recursos repassados pelo governo federal.
As obras incluem dragagem, adequação de calha, proteção e contenção das margens dos rios e instalação de 16 parques fluviais em um trecho de três quilômetros do Córrego Dantas. As obras preveem ainda substituição de oito pontes e duplicação de uma outra, também no Córrego Dantas.
Assistência Social faz segundo recadastramento do aluguel social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho iniciou na última segunda-feira, 8, o segundo recadastramento de famílias friburguenses beneficiadas pelo aluguel social. O recadastramento será feito até 9 de agosto.
O objetivo do recadastramento é atualizar os dados pessoais dos beneficiários, que passarão a receber o aluguel social a partir de setembro, através de cartão emitido pela Caixa Econômica Federal exclusivo para este fim.
Para que os contemplados não tenham seu benefício bloqueado é imprescindível comparecer a um dos locais indicados portando documentos do titular e cônjuge ou companheiro(a): originais do RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, ou declaração de união estável, e certidão de nascimento dos dependentes.
O recadastramento é feito diariamente das 9h às 16h, nos seguintes endereços: moradores de Riograndina e Conselheiro Paulino: Cras de Conselheiro Paulino; moradores que residem nas imediações de Córrego Dantas, Campo do Coelho, Salinas, Barracão dos Mendes e adjacências: Cras de Campo do Coelho; moradores das demais localidades: Rua Augusto Spinelli 160, Centro (prédio da antiga LBA).
Prefeitos marcham em Brasília e vaiam ausência da presidenta
Centenas de prefeitos reunidos na 14ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, vaiaram a ausência da presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de abertura do encontro ontem, 9. A participação da presidenta na solenidade era esperada, como é tradição em todas as edições recentes da marcha, em que milhares de prefeitos vão à capital federal cobrar medidas em apoio aos municípios.
Segundo relato do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM ), Paulo Ziulkoski, responsável pelo evento, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) lhe telefonou por volta das 22h30 para comunicar que a presidenta Dilma não participaria mais da solenidade de abertura, mas que iria ao evento nesta quarta-feira, 10.
Na edição do ano passado, Dilma também foi vaiada pelos prefeitos. Na ocasião, ela discursava na abertura do evento e falava sobre a divisão das receitas dos royalties do petróleo - um dos temas sensíveis na pauta dos prefeitos à época. Depois a presidenta chegou a falar com dedo em riste com Paulo Ziulkoski.
Maioria dos brasileiros não confia no governo para combater corrupção
Uma pesquisa divulgada ontem, 9, pela ONG Transparência Internacional, indica que a maioria dos brasileiros não confia no governo para combater a corrupção. De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros consideram o governo ineficiente para inibir o desvio de recursos públicos. Outros 23% consideram o governo eficiente, e 21% não opinaram.
A pesquisa também mostra que 47% dos brasileiros acham que a corrupção aumentou nos últimos dois anos. Apenas 18% disseram ter visto melhora, e 35% afirmaram que a situação não mudou.
De acordo com a Transparência Internacional, os partidos políticos, o Congresso e a polícia são vistos como as instituições mais corruptas do Brasil. Para 81% dos entrevistados, a corrupção afeta os partidos; 72% mencionaram o Congresso e 70% a polícia. As instituições mais bem avaliadas segundo este critério foram as Forças Armadas (30%) e as igrejas (33%).
Os dados fazem parte do Barômetro Global da Corrupção. A ONG ouviu 114 mil pessoas em 107 países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário