(SECOM) O prefeito Sérgio Xavier (PMDB) esteve reunido na segunda-feira, 19, em seu gabinete, com representantes do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), que apresentou uma proposta principal que poderá desencadear outras a curto e médio prazos. Trata-se de um plano de modernização de gestão pública, implementado através de empresa, a exemplo do que já acontece em outras cidades e estados do país. Na ocasião participaram os secretários André Guedes, Geral; Rafael Tavares, de Fazenda, e Carlos Boueke, de Planejamento; o suplente de senador Olney Botelho (PDT) e representantes do Sebrae, Acianf e Firjan.
De acordo com os membros do Codenf a proposta apresentada visa as melhores práticas de administração pública, iniciadas no país no governo de Aécio Neves, em Minas Gerais, que contratou a empresa INDG, especializada nesse tema. Os bons resultados foram verificados também nos governos de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro e outras capitais e cidades do Brasil e exterior.
O Codenf iniciou os contatos com a empresa e representantes estiveram em Nova Friburgo. Ao analisarem os números apresentados da Prefeitura apuraram, através de um primeiro mapeamento feito, oportunidades de maximizar receitas e diminuir despesas. Sem muito aprofundamento, os técnicos da INDG detectaram a possibilidade de um acréscimo nos cofres públicos de R$ 8,5 milhões somente com a reorganização administrativa local, envolvendo pessoal, compras, entre outros itens.
O prefeito Sérgio Xavier mostrou-se empolgado e interessado com a proposta e solicitou que os secretários presentes e os representantes do Codenf se mantivessem ao seu lado objetivando mais contribuições para sua administração. Todos se comprometeram a apoiá-lo e a proposta de modernização da administração pública local foi apenas o primeiro passo. Um novo encontro, inclusive com a participação de representantes da INDG, está sendo agendado, a fim de que esse entrosamento possa desencadear outros projetos de retorno positivo a curto e médio prazos, promovendo um verdadeiro choque de gestão pública em Nova Friburgo, a exemplo do que já ocorre em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, com resultados significativos.
Para o secretário de Planejamento, Carlos Boueke, isto vai marcar a entrada de Nova Friburgo na era da modernidade da administração pública, com exemplos de transparência, isenção e responsabilidade do prefeito Sérgio Xavier, que desde os primeiros contatos aceitou essa proposta.
Deixe o seu comentário