Prefeito recebe deputados federais

quinta-feira, 28 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em seu gabinete no último sábado, 23, a visita do deputado federal pelo PMDB, Fernando Lopes, a convite dos secretários de Agricultura, Roberto Wermelinger, do Cônego e Cascatinha, Denilson Breder, e do vereador Vanor Pacheco, o Vanozinho. No encontro o prefeito e o deputado conversaram sobre política, sobre sucessão presidencial e do governo do estado, e também sobre as próximas eleições. Outro assunto debatido foi a dificuldade do governo federal em gastar os recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Neste aspecto, ambos concordaram que, muitas vezes, os projetos não se concretizam, pois as exigências para que uma obra seja realizada são tantas que inviabilizam a sua execução.

Heródoto apresentou um panorama da política local, explicando os apoios que possui e quem faz oposição ao seu governo e aproveitou para perguntar ao deputado sobre a opinião dele em relação à votação através de lista, com a qual Fernando Lopes não concorda e que também não acredita que venha a ser aprovada.

Ao abordar a questão da saúde em Nova Friburgo, o prefeito explicou as dificuldades existentes, mas contou ao deputado que agora conseguirá contratar profissionais da saúde graças ao projeto aprovado na Câmara de Vereadores, que autoriza a contratação e melhoria dos salários, pois um dos maiores problemas sempre foi a baixa remuneração que não estimulava os profissionais da saúde a trabalharem para o município.

Apesar disso, Heródoto pediu ao deputado que verifique a possibilidade de conseguir algum recurso para Nova Friburgo para ser aplicado, principalmente, na área de saúde. Fernando Lopes se comprometeu a tentar encontrar alguma alternativa junto aos governos estadual ou federal, que possa atender às necessidades locais.

Outra reivindicação do prefeito foi em relação ao asfaltamento da estrada que liga o bairro da Cascatinha a São Lourenço. Heródoto mostrou a localização exata do trecho de 22 quilômetros e aproveitou para falar sobre seu projeto de transformar Nova Friburgo em um município-parque, já que a cidade ocupa apenas 25% de todo seu território, cercado pela natureza.

Após a reunião, os presentes, incluindo a professora Angela Fernandes, o coordenador da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Paulo Cusat, e sua esposa Ana Cristina, que também participaram do encontro, se dirigiram ao refeitório da Prefeitura, onde estava sendo servida uma feijoada aos profissionais da limpeza em homenagem ao Dia do Gari, comemorado na mesma data do aniversário de Nova Friburgo, 16 de maio.

Heródoto pede apoio A Andréa Zito para geo-parque: Unesco

O prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em seu gabinete na noite de sábado, 23, momentos antes da solenidade de entrega dos títulos de cidadania das Comendas Barão de Nova Friburgo pela Câmara, a deputada federal Andréa Zito (PSDB), que representou o governador de São Paulo, José Serra, em nome de quem recebeu, mais tarde, o título de cidadão friburguense, outorgado por proposição do vereador Marcelo Verly, líder da bancada do governo no Legislativo.

Acompanhada de sua mãe, Levinete, e de uma comitiva ainda de outros quatro assessores (Celso Luiz, Sergio Lopes e Celso Lopes), liderados pelo secretário do PSDB caxiense, João Santana, a deputada, que é vice-líder de seu partido na bancada federal, estava com o vereador friburguense Marcelo Verly, seu assessor Marcelo Dantas e pelo membro da comissão provisória do PSDB local e presidente da Juventude peessedebista, Fernando Balassa.

Desde o primeiro instante, em clima bastante descontraído, a conversa do prefeito com a deputada girou em torno de especulações sobre o cenário das próximas disputas eleitorais. O engenheiro e prefeito Heródoto e a deputada Andréa trocaram opiniões, desde a situação do PSDB no estado, à sucessão estadual e às eleições proporcionais legislativas do ano que vem, bem como a sucessão presidencial.

Depois de longa conversa, em que falou dos principais problemas do município, destacando a questão da saúde e os problemas de arrecadação de impostos, o prefeito voltou a falar de seu projeto - baseado no maior patrimônio local, que é a natureza - de considerar o município de Nova Friburgo como um geo-parque junto à Unesco, e para o qual pediu apoio à deputada federal.

O prefeito quis saber ainda de detalhes sobre o município de origem da deputada, Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, e do qual o seu pai, José Camilo Zito dos Santos Filho é o atual prefeito. “Eu nasci perto de Caxias, sou ali da Penha”, afirmou Heródoto, acrescentando, em seguida: “Deputada, precisamos pensar no futuro. O meu grande interesse é o meu município. Meu partido hoje se chama Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Em outras épocas brigava mais, sempre fui oposição, mas tinha que atender, como sempre atendi, e agora não é diferente, aos interesses da prefeitura. Infelizmente hoje não existem mais partidos, mas espero, mesmo assim, poder contar com seu apoio”, disse Heródoto, após ter se debruçado sobre o mapa do município, mostrado e defendido também com a deputada sua tese a respeito do Parque Nova Friburgo.

Falando sobre a proposta, o prefeito detalhou a respeito do potencial para o ecoturismo, explicou sobre o seu projeto Caminhos de Nova Friburgo, com roteiro de 180 quilômetros de estradas cênicas, e pediu apoio para sua solicitação junto à Unesco para que considere Nova Friburgo um geo-parque.

Sempre muito solícita, a deputada disse ao prefeito que pode contar com seu apoio para Nova Friburgo, pois vê que o município se ressente da falta de representatividade junto à Câmara Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade