Arquivo de Notícias
Prefeito reage a vaias e gestos obscenos afirmando que deveria haver mais respeito
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Porta-voz do movimento afirma que vaias foram espontâneas e dirigidas principalmente à ausência dos vereadores no palanque
O prefeito Sérgio Xavier (PMDB) reagiu com indignação às vaias e, sobretudo, aos gestos obscenos endereçados ao palanque oficial no encerramento do desfile de 16 de maio, na Alberto Braune, alusivo aos 194 anos de Nova Friburgo. Ele credita o fato a uma parcela dos participantes do movimento “Menos Vereadores, mais soluções”. As vaias ficaram mais evidenciadas quando o locutor oficial do evento fazia agradecimentos gerais e citou o prefeito.
“Todo movimento popular é legítimo. Entendo que muitas pessoas bem-intencionadas estão participando deste movimento [contrário ao aumento do número de vereadores], mas, outros tantos, entendo que faltaram com respeito. O direito de cada um termina quando começa o do outro. Achei que houve um grande desrespeito, até porque sabia previamente que haveria a manifestação e ainda assim permaneci no palanque”, disse. “Não é agredindo as pessoas que se vai chegar a algum lugar. Assumi a Prefeitura no pior momento da cidade, e quero lembrar que, quando ainda estava na presidência da Câmara, defendi que não seria sensato aumentar o número de vereadores de 12 para 21. Eu sempre achei sensato que a quantidade de vereadores deveria ser de 15 a 17”, destacou.
As vaias e os gestos obscenos ocorreram logo após o desfile dos alunos da rede municipal e no momento em que cerca de duas mil pessoas engrossaram o protesto “Menos vereadores, mais soluções”, organizado pelas Lojas Maçônicas de Nova Friburgo.
O diretor e porta-voz das Lojas Maçônicas, o advogado José Carlos Alves, destacou que, em nenhum momento os organizadores da manifestação “Menos vereadores, mais soluções” teriam orquestrado ou apoiado qualquer atitude desrespeitosa durante a passeata. “O movimento é ordeiro e pacífico e não pertence somente à Maçonaria, mas trata-se de uma reivindicação social, comunitária. A adesão foi muito maior do que a nossa expectativa, demonstrando a insatisfação popular”, enfatizou. “É óbvio que algum problema [vaias e gestos obscenos] pode ter ocorrido, mas fruto de manifestações espontâneas”, acrescentou. “Ninguém pode desqualificar o movimento. Vamos continuar lutando até que a Câmara se prontifique a ouvir o povo, que quer uma resposta [contra o aumento para 21 vereadores]. Na minha avaliação, aliás, creio que as vaias foram endereçadas à ausência dos vereadores no palanque oficial. Os vereadores não enfrentaram a situação. Mas, se parte das vaias foram para o prefeito, entendo que sejam também fruto de insatisfações”, afirmou.
Deputado teme perda de verba para reforma de espaços esportivos
O deputado federal Glauber Braga (PSB) se diz preocupado com a possibilidade de Nova Friburgo perder R$ 600 mil, recurso fruto de uma emenda parlamentar apresentada por ele, destinada à reconstrução de espaços esportivos atingidos na tragédia climática de 2011. Segundo ele, o município voltou a constar como inadimplente no cadastro do sistema do governo federal e a verba em questão está sob liminar e cláusula suspensiva.
“O recurso está correndo o risco de não chegar à conta bancária da Prefeitura de Nova Friburgo. Apesar de constar no Sistema de Convênios do Governo Federal (Sinconv) que o dinheiro já tem nota de empenho e reserva garantida no Orçamento da União, está tudo parado porque o nome da Prefeitura continua no Cauc [Sistema Auxiliar de Informações para Transparência do Ministério da Fazenda] como inadimplente. Diante desse fato, a verba do Ministério dos Esportes consta nesse momento estando sob liminar e cláusula suspensiva. Para o dinheiro ser liberado, a Prefeitura tem que estar com todas as contas em dia”, acentuou.
Deputado cobra obras em vias alternativas para Conselheiro
O deputado estadual Rogério Cabral (PSD) se reuniu esta semana com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, para cobrar as obras de recuperação das avenidas dos Ferroviários e Nossa Senhora do Amparo, consideradas por ele fundamentais para melhorar o acesso ao distrito de Conselheiro Paulino. Ele destacou que a principal via, a Avenida Roberto Silveira, está saturada.
O deputado lembrou que obteve em 2010, a liberação de R$ 15 milhões junto ao governo estadual para revitalização das duas vias, mas que, na ocasião, segundo ele, o governo municipal não se interessou em providenciar os projetos necessários e também não ofereceu contrapartida financeira exigida pelo estado nos convênios.
Rogério Cabral solicitou à Secretaria Estadual de Obras para que retome o processo de liberação destes recursos imediatamente. “O assunto merece prioridade. Entendo que a recuperação das duas avenidas vão ser importantes para aliviar o tráfego de veículos entre Duas Pedras e Conselheiro”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário