Prefeito quer linhas especiais para roteiros turísticos

terça-feira, 03 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O prefeito Heródoto Bento de Mello ordenou esta semana ao secretário de Turismo, Sergio Madureira, que dê início à implantação de um sistema de transporte em linhas especiais, com finalidade exclusivamente turística. Os roteiros, segundo o prefeito, já seriam disponibilizados a partir do próximo carnaval e passariam por circuitos atrativos, em que no meio do percurso sempre haverá possibilidade de almoço. A ideia cumpre proposta defendida pelo engenheiro em sua campanha eleitoral como uma das formas de fomentar o turismo.

De acordo ainda com Heródoto, a Prefeitura contrataria o transporte, mediante o pagamento de algumas passagens, que poderão ser disponibilizadas, por exemplo, a funcionários públicos, pessoas da comunidade e demais interessados para custeio do sistema. Nos fins de semana e feriados, o transporte funcionará pelos circuitos já existentes, sempre em sintonia com os hotéis, pousadas e restaurantes e demais agentes do trade.

O secretário Sergio Madureira, prontamente, já mobilizou suas equipes e está formatando o novo produto, enquanto o secretário de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland, sugeriu que, na condução, tenha sempre um guia turístico, com o objetivo de fornecer aos visitantes informações sobre cada uma das atrações visitadas. Ele ficou, inclusive, de intermediar o contato com os cursos locais e os grupos de guias oficiais já existentes.

Iniciativa privada: estradas turísticas e implantação de teleférico no Caledônia

Entusiasmado com a tese que vem defendendo ultimamente, segundo a qual “Nova Friburgo é um parque que contém uma cidade”, proposta em que vem se baseando para defender a ideia do potencial do município para o turismo, sobretudo a partir de suas belezas naturais e o clima, o prefeito tem se empenhado em encontrar formas de viabilizar ações no setor.

Recentemente, ele propôs a uma grande empresa, durante reunião com empresários em seu gabinete, que assuma, por exemplo, a estrada Cascatinha-São Lourenço e nela implante um projeto com finalidade turística. A empresa poderia explorar o trecho, que é apenas um dos chamados percursos de estradas cênicas a que o prefeito vem se referindo, uma vez que dá acesso à antiga trilha do Barão, caminho utilizado antes do trem para o escoamento da produção cafeeira.

Também à mesma empresa, cujo nome não poderá ser revelado até que sejam, de fato, concluídos os entendimentos, o engenheiro propôs a possível implantação de um teleférico que dê acesso ao Caledônia, ideia que também defendeu na campanha em apoio ao turismo. Entusiasmado, o prefeito disse que sentiu bastante interesse dos representantes da empresa, afirmando ainda que outros trajetos idênticos poderão contar com essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

“Temos muitas estradas cênicas, que são importantes neste contexto de belezas naturais. Precisamos, como temos afirmado, saber vender nosso principal produto, que são todos esses atrativos que estão aí: o verde, o clima, nossas matas. A Prefeitura sozinha não tem condições. Então, vejo que essa é uma alternativa que poderá nos ajudar a viabilizar essa e muitas outras ideias”, concluiu o prefeito.

Proposta da estrada turística também ao cônsul da Suíça

Na recente visita à cidade, no último dia 23, do cônsul da Suíça no Rio de Janeiro, Roland Fischer, o prefeito também falou sobre a necessidade de desenvolver o turismo e a cultura, citando como exemplo “os 15 km da estrada, que tem os Três Picos ao final e ali podemos desenvolver vários atrativos para os turistas, inclusive com um teleférico no meio do caminho”. Heródoto também voltou a destacar sua proposta ambiental, dizendo ao cônsul que é gestor do parque e gerente da cidade: “Temos mil quilômetros quadrados de território, do qual somente dois por cento são a cidade”, disse o prefeito, que reivindicou, entre outros pontos, que a reaproximação com a Suíça possa atrair mais turistas à cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade