(SECOM) - Era uma tarde fria, a do último sábado, 22, mas o clima esteve bastante animado. O prefeito Heródoto Bento de Mello foi recebido festivamente por um grupo de moradores da localidade de Colonial 61, próximo a Vargem Alta, que solicitaram a reunião para tratar de assuntos referentes ao asfaltamento da estrada João Heringer - que liga as localidades do Bela Vista (alto das Braunes), Colonial 61, Vargem Alta e Stucky aos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar.
Interligando uma das mais importantes regiões produtoras de flores do município, a estrada tem 22 km até o sétimo distrito (São Pedro), mas os moradores estão reivindicando, pelo menos, a pavimentação dos nove quilômetros iniciais até Colonial, que consideram o trecho de maior movimento para os acessos de ônibus de estudantes e trabalhadores que se deslocam diariamente até o centro ou localidades mais próximas.
Acompanhado do deputado estadual Rogério Cabral e do vereador e presidente da Câmara, Sérgio Xavier, o prefeito foi recepcionado pelo secretário da Associação de Moradores de Stucky e Colonial 61, Carlos Mury; juntamente com outros líderes comunitários da região, a exemplo do recém eleito presidente da Afloralta – Associação dos Floricultores de Vargem Alta, David Hosken e ainda do empresário e proprietário na região, Marcio Branco, o prefeito ouviu atentamente as reivindicações da comunidade.
Sobre a carroceria de um caminhão, ornamentado por rosas, palmas e demais flores produzidas na própria localidade, o prefeito falou aos moradores. Ele iniciou pedindo a todos que tivessem nascido antes de 1948 que levantassem as mãos. Em seguida, contou que foi naquele ano que o então prefeito, o também engenheiro Cesar Guinle iniciou a abertura daquela estrada, que hoje é uma ligação importante a partir do alto das Braunes/Sans Souci com aquela região de dois dos mais importantes destinos turístico locais, o quinto e o sétimo distritos.
“O que vocês estão pedindo, é nada. Nove quilômetros de asfalto é ida e volta do Centro ao Cônego. No município todo, em pouco menos de oito meses, já fizemos um bom trabalho de melhoria das estradas. Num trabalho do secretário Helinho já preparamos mais de 500 quilômetros de vias em todo o Município; aqui mesmo neste trecho, a situação é bem melhor do que encontramos”, disse o prefeito, referindo-se ao bom estado da via, com sua base bem compactada e empedrada, acrescentando que já pediu ao presidente do DER, engenheiro Henrique Ribeiro, dois caminhões por dia de asfalto para todas as estradas locais.
MELHORIA DA PRODUÇÃO
O engenheiro e prefeito aproveitou o encontro, no qual estavam presentes muitos floricultores, para defender a melhoria da produção de flores. “Precisamos pensar em exportar e para isso temos que cultivar melhor a flor. Não podemos continuar comprando, por exemplo, rosas da Bolívia, quando temos toda a condição de produzi-las em qualidade suficiente aqui mesmo no nosso município”.
O chefe do executivo friburguense lembrou ainda da realização da Festa da Flor, em outubro. Ele voltou a defender sua proposta de que o evento aconteça na própria localidade, que é uma das maiores produtoras de flores de corte do país, referindo-se à Vargem Alta, localizada nas proximidades.
Deputado: audiência pública sobre telefonia rural
“Sem comunicação, não vendemos a produção”. Sob este lema, o deputado Rogério Cabral anunciou a realização, no próximo dia 15, da audiência pública da Assembleia Legislativa , sobre telefonia rural, móvel e acesso à internet. “Todos falam em fixar o homem no campo, mas como vencer esse desafio, se o jovem agricultor, filho de famílias rurais, não tem acesso a essas novas tecnologias? Precisamos mostrar que, apesar de poucos, nessas comunidades agrícolas familiares, somos nós que garantimos a comida na mesa de todos”. - disse o deputado, ao defender uma mobilização dos moradores locais para que também integrem as comitivas de diversas partes do Estado que estarão na Alerj, no dia 15, apresentando suas respectivas reivindicações.
Ele solicitou apoio do prefeito para disponibilizar pelo menos um ônibus para o transporte de representantes das comunidades rurais do município, a fim de mostrar a participação e o interesse dos agricultores friburguenses num assunto de tamanha importância. “Sem as facilidades da cidade, fica difícil manter o trabalhador rural, principalmente seus filhos, em sua propriedade. Temos aqui uma área importante de produção, que até para conquistar o mercado precisa se comunicar e dispor dos recursos avançados dos dias de hoje”, sustentou o deputado.
Deixe o seu comentário