“Novo governo, nova postura, nova diretriz e novo secretariado”. A afirmação foi feita ontem, terça-feira, pelo prefeito interino Sérgio Xavier (PMDB) que, no dia anterior, foi empossado no lugar do prefeito afastado Dermeval Neto. Em contato telefônico, Sérgio Xavier enfatizou que pretende mudar “99% do secretariado municipal”. Segundo ele, as mudanças no primeiro escalão da Prefeitura não serão anunciadas de uma tacada só para que não ocorra um caos administrativo.
Ainda na segunda-feira, quando foi empossado no cargo e concedeu a sua primeira entrevista coletiva à imprensa, o prefeito interino se reuniu com os atuais secretários municipais quando anunciou a primeira mudança: com o afastamento determinado pela Justiça Federal do secretário de Governo, José Ricardo Carvalho de Lima, o escolhido para exercer a função foi o secretário Geral da Câmara, André Guedes. Na mesma oportunidade, Sérgio Xavier exonerou o procurador da Prefeitura, Hamilton Sampaio, mas não anunciou o substituto. Ele convidou o procurador da Câmara, Guilherme Cardoso, que não aceitou a indicação de imediato. Para aceitar o cargo, Guilherme Cardoso teria que deixar de exercer a advocacia por imposição legal.
Além da mudança radical no secretariado, o prefeito interino também deve anunciar o nome do seu líder de governo na Câmara. O vereador Jorge Carvalho (PTdoB), líder do governo Dermeval Neto e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, perderá o mandato de vereador, já que ocupa uma cadeira na Câmara como suplente. Para que Jorge Carvalho saia da Câmara, o secretário municipal de Serviços Públicos e vereador licenciado Vanor Breder Pacheco (PSC) tende a reassumir seu mandato legislativo.
* VER COLUNA COMPLETA EM 'BASTIDORES DA POLÍTICA - 9 DE NOVEMBRO 2011'
Deixe o seu comentário