(SECOM) - Em sua recente viagem a Brasília, além de participar de encontro com o presidente Lula e diversas outras autoridades federais para tratar dos recursos destinados ao município pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello manteve uma série de outros contatos de interesse da cidade na capital federal. Ele participou, no anexo I do Palácio do Planalto, da reunião do Comitê Brasileiro da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira. O organismo, vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, está cuidando do Ano da França no Brasil. O senador francês Jean Besson participou do encontro, apresentando o programa do 3º Encontro da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira, programado para dezembro, em Lyon, na França, e para o qual o prefeito foi oficialmente convidado.
Antes disso, porém, uma vasta programação está prevista para o Ano da França no Brasil, no período de abril a novembro deste ano. Embora o programa do evento já esteja fechado com diversas atividades nas principais cidades brasileiras, o prefeito Heródoto foi informado de que será possível Nova Friburgo participar de programação paralela. Tão logo retornou à cidade, o chefe do Executivo friburguense já se reuniu com alguns secretários, iniciando os primeiros planos para a realização de atividades relacionadas ao evento.
Sempre acompanhado do secretário Geral de Governo, Braulio Rezende Filho, o prefeito conseguiu não só inserir Nova Friburgo no contexto do evento de âmbito internacional, como também motivou que o senador francês citasse a cidade, ao lado de duas outras cidades francesas, na apresentação de sua palestra. O senador Besson ficou muito impressionado com a tese defendida pelo prefeito Heródoto sobre “o parque que contém uma cidade”, que ele também expôs no encontro, sustentando sua posição de que o potencial ecológico deve ser aproveitado para desenvolver os polos cultural e turístico.
O encontro foi aberto pelo subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha. Inicialmente foram abordados detalhes relativos à programação oficial e projetos do Ministério da Cultura e do Comissariado Brasileiro. O Comitê Misto da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira tratou ainda do fortalecimento institucional e do protocolo adicional da cooperação, e também das oportunidades para os governos locais e estaduais e da abertura do Ano da França no Brasil, nos dias 21 e 22 de abril, com encontro do comitê no Rio de Janeiro.
Embaixador descansa em Nova Friburgo e se encontra com o prefeito Heródoto
Além da participação no encontro em Brasília, o prefeito Heródoto recebeu em seu gabinete na manhã de sexta-feira, 20, visita informal do embaixador Roberto Soares de Oliveira, adido do departamento de promoção, que é exatamente o coordenador geral do programa do Ano da França no Brasil. Confesso apaixonado por Nova Friburgo, onde mantém laços familiares, o embaixador tratou com o chefe do Executivo local de diversos planos relativos ao programa do Ano da França no Brasil.
Tendo residência em Nova Friburgo, o embaixador veio descansar na cidade no carnaval e aproveitou a oportunidade para o primeiro encontro com o prefeito, após sua posse, a quem conhece de longa data. O embaixador foi recebido no Palácio Barão de Nova Friburgo pelo prefeito, os secretários Eduardo Valentim (Planejamento) e Girlan Guilland (Comunicação Social), além do chefe do Cerimonial, pastor Armindo Müller, que será o futuro secretário de Relações Externas. Após longa conversa com o chefe do Executivo, o embaixador Roberto de Oliveira se colocou à disposição para colaborar com a cidade neste e em vários outros planos e programas.
Ele disse que são mais de 700 projetos que estão na órbita da programação, mas considerou plenamente possível incluir a cidade num dos diversos programas já alinhavados. Avaliando como positivo o encontro, o prefeito agradeceu ao embaixador, dizendo que ele estava nomeado embaixador itinerante de Nova Friburgo. Entusiasmado pelas ideias do prefeito, Roberto Soares de Oliveira, além de se colocar à disposição do governo municipal, sugeriu que, segundo o projeto de Heródoto a respeito do conceito de natureza e ecologia, Nova Friburgo passasse a ser chamada de parque habitado.
Ele ainda lembrou que o tema central do encontro de Lyon, em novembro, será exatamente sobre desenvolvimento sustentável, em sintonia com a posição defendida quanto aos recursos naturais locais. Além disso, Soares de Oliveira sugeriu ao prefeito diversas outras oportunidades de participação em programas de cooperação internacional em que Nova Friburgo poderá ser inserida e com os quais se mostrou disposto a colaborar.
Deixe o seu comentário