Prefeito inaugura praça no terceiro distrito de Duas Barras

segunda-feira, 20 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Reinaldo Rocha

Sob a locução do radialista Josias Cruz, o Buzica, durante a realização da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Fazenda do Campo, terceiro distrito de Duas Barras, em clima de muita alegria e descontração o prefeito Antônio Carlos (PMDB), ao lado da primeira-dama e secretária de Governo, Sônia Amélia, na presença de várias autoridades do governo municipal, lideranças e moradores da comunidade, inaugurou no último sábado, 11, o projeto de revitalização da praça, um antigo sonho da comunidade local. Também estiveram presentes à inauguração o presidente da Câmara, vereador Audelir Francisco Prestes Teixeira, o Bilico (PMDB); o vereador líder de governo, Armando Rosemberto de Mattos (PSDB); os secretários de Educação, Ailton Táboas; de Meio Ambiente, Maurício Wermelinger; o chefe da Coordenadoria de Defesa Civil, Guarda Municipal e Ambiental, Manoel Messias Pereira, o Pereira; o presidente da Associação de Moradores do Povoado de Bom Jardim, Anélio; o assessor parlamentar do deputado Glauber Braga (PSB), Paulo Mora; o chefe do Departamento Distrital de Vargem Grande, Antônio Cândido de Oliveira, o Candinho; presidente do Conselho da Capela Nossa Senhora do Carmo, Roberto Alves Teixeira; o empresário José Antônio Dias, o Bento; e o ex-vereador friburguense Dedé da Banana. Já a família do homenageado foi representada pela professora Cleonice Aparecida e seu irmão, Edmilson Carrilho Ângelo.

Durante a inauguração da obra, que manteve o nome de Pedro Henrique Ângelo, em homenagem ao pai de dois ex-vereadores do município, Alcides Ângelo e Erculano Ângelo, mais conhecido como Orlando Catarina, a neta do homenageado, professora Cleonice Aparecida Carrilho Ângelo, falou sobre a figura de seu avô e o que motivou a homenagem. “Foi minha avó, Alzira Vieira Ângelo, que em 1972 doou o terreno para a construção do posto de saúde e da praça em frente à capela de Nossa Senhora do Carmo, que já estava construída. Daí a ideia de dar o nome de Pedro Ângelo à praça, em homenagem ao meu avô, atendendo a um pedido do meu saudoso pai, o ex-vereador Erculano, em 1991. Meu avô tinha propriedade no centro de Fazenda do Campo, onde era bastante conhecido da comunidade. Vale lembrar que era na casa do meu saudoso pai, Erculano, que o então médico recém-formado, Luiz Gonzaga, hoje secretário de Saúde do município, fazia o atendimento médico da comunidade e também ali acontecia o atendimento social do Clube de Mães, com o apoio da sua mãe, Carmélia. Meu tio Alcides ainda vive em Fazenda do Campo”, esclareceu.

Pouco antes de entregar a obra à comunidade, o prefeito Antônio Carlos lembrou: “É bom estar aqui em Fazenda do Campo entregando obras, isso mostra nosso compromisso com a comunidade, diferente daqueles políticos que só aparecem no período eleitoral. Ainda temos obras para realizar nesta comunidade, fruto de pedidos encaminhados pelos vereadores Bilico e Bebeto, que representam e trabalham por esta região e são moradores do terceiro distrito, que tem dois representantes, o que comprova a maturidade política desta localidade, que por sua organização foi elevada à categoria de terceiro distrito. Entre as obras estão a construção dos alambrados do campo do Império e do Boa União e a instalação de um gabinete dentário. Também estamos estudando a manutenção de uma ambulância aqui, uma retroescavadeira e um caminhão, para o melhor atendimento das necessidades dos distritos de Fazenda do Campo e Vargem Grande. Quanto ao asfaltamento da estrada de acesso à Fazenda do Campo, o governador prometeu que será concluído ainda este ano, pelo menos no trecho até Três Barras, mas vou lutar para que a estrada seja totalmente concluída”, disse. Em seguida o prefeito convidou a professora Cleonice e o seu irmão Edmilson, juntamente com as demais autoridades e lideranças, para o descerramento da placa inaugural da praça.

Vale lembrar que a obra, orçada em R$ 98.417,00, foi conquistada pelo prefeito Antônio Carlos junto ao governo do estado, através Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem). Construída num prazo de 60 dias, a obra ficou a cargo da empresa Itaúba Brasileira, depois que a empresa anterior não conseguiu honrar com os compromissos de construção.

Depois de pronto, o projeto de revitalização da Praça Pedro Henrique Ângelo deu nova vida ao centro de Fazenda do Campo, ampliando o espaço de lazer da comunidade, que não esconde o orgulho diante da beleza da obra, que valorizou ainda mais o aprazível terceiro distrito. Além do calçamento, a praça ganhou novo projeto de iluminação, jardinagem, remodelagem do coreto, construção de um quiosque com bar e banheiro para atender à comunidade em dias de festa e o reposicionamento do parquinho, para alegria da criançada.

Festa seguiu com programação social e religiosa

Após a inauguração, em que o prefeito agradeceu a parceria e apoio do padre Wander Luiz, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras, a festa da padroeira seguiu no sábado com sua programação normal. Dois shows marcaram a noite, um com o Grupo Bee Boys Street Dance, formado por Pablo, Estevão, Bruno, Carlos Alexandre, Rafael, Romário e Alan Gomes Chermut, que deu um show à parte, e outro, que aconteceu logo após o leilão com participação especial de Nilson Ferreira, o Nilsinho, que foi Cesário Ramos, com Gabriel no teclado. A sonorização impecável e com qualidade digital mais uma vez ficou a cargo de Léo Sonorização. No domingo a festa foi aberta com celebração da santa missa, presidida por padre Wander Luiz, seguida de almoço comunitário no Centro Social e na barraca da igreja. À tarde aconteceu a procissão com o andor da padroeira Nossa Senhora do Carmo transportado em carro de boi, saindo do Campo do Boa União e encerrando com a coroação de Nossa Senhora, no coreto da praça. O presidente do Conselho da Capela Nossa Senhora do Carmo, Roberto Alves Teixeira, agradeceu a todos que colaboraram com a festa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade