(SECOM) - “Emocionante, inesquecível e indescritível”. Foram essas as palavras do prefeito Heródoto Bento de Mello, ao término da cerimônia, resumindo o momento da abertura oficial do Ano da França no Brasil, na noite da última terça-feira, 21, feriado de Tiradentes, e na qual Nova Friburgo foi o único município brasileiro convidado para o ato, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas , no Rio de Janeiro.
Acompanhado dos secretários Geral de Governo, Bráulio Rezende Filho, e de Cultura, Roosevelt Concy, além do diretor do Teatro Municipal de Nova Friburgo, Henrique Cordeiro, o prefeito assistiu ao espetáculo concebido pelo diretor do Groupe F, o francês Christophe Berthonneau, responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia e do Réveillon 2000, na Torre Eiffel (Paris), dentre tantos outros espetáculos pelo Mundo.
Autoridades, artistas e convidados, foram recepcionados em uma estrutura especialmente instalada no Estádio de Remo da Lagoa. O Ano da França no Brasil foi estabelecido a partir de acordo dos presidentes da República de ambos os países em 2006, atendendo à reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005) e organizado no âmbito das Temporadas culturais estrangeiras, programa que homenageia, a cada ano, a cultura de um ou vários países.
Nova Friburgo e a França: projeto Glaziou
O Ano da França no Brasil está inserido no contexto da parceria estratégica franco-brasileira e busca renovar e aprofundar as históricas relações entre os dois países. Personalidades dos dois países assistiram ao lançamento, que contará até 15 de novembro com diversos eventos culturais em varias capitais brasileiras.
O chefe do Executivo friburguense e os secretários foram recebidos pelos prefeito do Rio, Eduardo Paes, pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão, juntamente com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a ministra francesa da Cultura, Christine Abravanel, além da produtora do evento Myrian Dlausberg, diretora da Dellart - eventos culturais, empresa que realizou diversos eventos culturais na cidade durante governos anteriores do engenheiro Heródoto Bento de Mello.
Festival de Inverno: convite ao ministroA comitiva friburguense, liderada pelo prefeito Heródoto, em aproximação à ministra francesa da Cultura, destacou a importância histórica da França em Nova Friburgo, principalmente, pelo projeto da Praça Princesa Izabel (atual Getúlio Vargas), executado em 1880 pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, contratado pelo Conde de Nova Friburgo. Atualmente denominada praça Getúlio Vargas, é a única praça brasileira em que Glaziou resgata o estilo de jardins franceses do século XVII, como destacou em recente palestra na cidade o paisagista e historiador friburguense Luiz Fernando Dutra Folly, dentro do projeto Quartas na História, promovido pelo movimento Nova Friburgo 200 Anos, em parceiria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/NF).
Desta forma, Nova Friburgo demonstra interesse em sediar eventos culturais, dentro do calendário do Ano da França no Brasil, sendo que o prefeito aproveitou para convidar o ministro Juca Ferreira para abertura do Festival de Inverno que acontecerá em julho e que já está sendo preparado para voltar aos moldes das primeiras edições em 98/99 e 2000, quando foi considerado o maior evento cultural do interior do estado do Rio de Janeiro.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu um seleto grupo de convidados, após o encerramento dos festejos na Lagoa, em seu gabinete, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e, dentre os convidados, estavam os representantes friburguenses.
Deixe o seu comentário