Prefeito em exercício quer interação com governos estadual e federal e sociedade em prol da segurança

sexta-feira, 12 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Nova Friburgo foi recebido na manhã de terça-feira, 9, pelo prefeito em exercício, Dermeval Barboza Neto, no gabinete do Palácio Barão de Nova Friburgo. O assunto em pauta é a preocupação de sempre do Conseg: segurança pública.

Participaram da reunião o secretário de Governo, José Ricardo Carvalho, Diogo Celles Cordeiro (interino no Planejamento) e os membros da diretoria do Conseg, Rodrigo Guimarães, Antonio Carlos Celles Cordeiro, José Nilson, Antônio Carlos de Souza e Júlio Cordeiro.

A reunião colocou em pauta a atual situação do Gabinete de Gestão Integrada, do Gabinete de Segurança Pública em Nova Friburgo (GGIM), a relação entre a Secretaria Municipal de Ordem Urbana e a Autran e ainda o apoio da Prefeitura à Campanha Paz e Ordem no Trânsito. Os membros do Conseg reforçaram a necessidade de integrar forças quando o assunto é segurança pública, destacando a importância do papel da municipalidade na interligação das partes incumbidas da segurança, unindo polícias, secretarias, conselhos e toda a comunidade interessada na garantia da paz e da ordem na cidade.

Para a segurança de Nova Friburgo, o necessário, neste momento, segundo apontou o presidente do Conseg, Rodrigo Guimarães, é que o município não perca o foco de reunir os órgãos encarregados da ordem urbana, associando-se à sociedade civil organizada nas iniciativas em prol da cidade.

“O momento é de nos organizarmos para trazer recursos para o município, assim como tem se visto nos municípios vizinhos, tal qual Teresópolis, que está empreendendo seu GGIM com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça”, disse.

“Devemos aproveitar os bons exemplos e nos apoiar nos investimentos externos, economizando recursos do município”, afirmou Júlio Cordeiro, conselheiro do Conseg.

Quanto à autarquia de trânsito, o questionamento foi sobre a necessidade de prover condições mínimas à Autran, sabidamente dotada de poucos recursos e pessoal.

“Lembrando, porém, que já tivemos exemplos, no período inicial de atuação da Secretaria de Ordem Urbana, de que se pode fazer um trabalho eficiente integrando esforços”, concordaram os presentes.

O tom cordial da reunião indicou, uma vez mais, que a sociedade civil coloca-se à disposição da municipalidade, seja apoiando as iniciativas e necessidades, oferecendo subsídios para a melhoria da segurança no município.

“Os projetos e ações que tenham por objetivo promover a paz e ordem social serão sempre bandeiras do Conseg de Nova Friburgo, e com a união entre comunidade e governos o sucesso é garantido”, finalizou Rodrigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade