O prefeito eleito, engenheiro Heródoto Bento de Mello, e sua mulher Betty Rodrigues de Mello (aniversariante do dia) foram homenageados na manhã do último domingo, 21, durante missa votiva presidida pelo bispo dom Rafael Cifuentes, acompanhado pelo monsenhor Stael, na Catedral São João Batista. Ao lado de familiares, amigos e integrantes da equipe do futuro governo municipal, que participaram da celebração em ação de graças pela eleição, o casal também comemorou na ocasião 60 anos de casamento, completados no último dia 16.
O bispo fez rápido pronunciamento, em que, além de proferir bênçãos ao prefeito eleito e sua equipe, rogando a Deus forças para conduzirem os destinos do município, ainda aproveitou para lembrar a obrigatoriedade, por lei, do ensino religioso nas escolas públicas. Dom Rafael disse, sorridente, que não estava querendo “ensinar o vigário a rezar missa”, mas mencionava o assunto para reforçar a importância do tema.
Depois da celebração, centenas de pessoas presentes na igreja matriz foram cumprimentar o prefeito eleito, familiares e integrantes de sua futura equipe.
Reunião de Secretariado: Plano de Metas para os Cem Dias e Seminário dia 29
Na tarde do mesmo domingo, na sede da CDL, onde funciona o gabinete de transição administrativa, o prefeito eleito, engenheiro Heródoto Bento de Mello, realizou a primeira reunião geral de seu secretariado. Encontro anterior da equipe, no dia 15 último, foi para tratar especificamente do Plano Verão, apresentado pelo coronel Robadey, da Defesa Civil. O encontro foi iniciado com a oração do Pai-Nosso Ecumênico, pelo pastor Armindo Müller, que também leu trecho do Antigo Testamento, que dedicou à equipe que assumirá o governo no dia 1º de janeiro.
Ao lado do futuro secretário Geral, empresário Braulio Rezende Filho, que apresentou como sendo uma espécie de primeiro-ministro, o engenheiro Heródoto explicou que pretende que no seu governo, a exemplo do sistema parlamentarista, ele cuide dos assuntos principais e o secretário Geral administre o dia-a-dia da Prefeitura.
Depois de um retrospecto histórico, em que pontuou os principais acontecimentos que marcaram o desenvolvimento de Nova Friburgo, o engenheiro e prefeito eleito destacou, inicialmente, a saga dos pioneiros imigrantes, lembrou a bravura do barão e do conde de Nova Friburgo, sobretudo com a implantação da ferrovia, a partir de 1863, “numa época em que não existiam recursos. Ele abriu o trajeto na enxada”. O engenheiro Heródoto ainda falou sobre os desdobramentos para a industrialização, a partir da primeira década dos anos 1900, destacando as figuras do conselheiro Julius Arp, de Maximiliam Falck e de Otto Siems.
O prefeito eleito justificou seu depoimento ressaltando que “Nova Friburgo sempre se bastou a si mesma”. Em seguida, voltou a lembrar os quatro pilares que nortearam sua campanha – Natureza, História, Cidade e Povo – e defendeu categórico que esses valores devem ser utilizados pelo governo para o aproveitamento da principal vocação do município, o turismo. “Temos belezas naturais, montanhas de 2.330 metros de altitude e um clima excelente. Quem tem isso?”, questionou o prefeito eleito para sustentar, mais uma vez, logo em seguida: “Precisamos vender tudo isso. Precisamos colocar esse nosso principal produto na prateleira”. Heródoto mencionou ainda sua idéia, recentemente apresentada em encontro do Instituto Estadual de Florestas (IEF), de transformar a cidade num parque. “Olha só que grande proposta, na qual poderemos envolver nossa população, para também entender e valorizar o patrimônio ambiental de que dispomos!”, afirmou.
Exigindo de todos os membros de sua equipe um esforço no sentido de contribuir para esse plano geral, “de repercutir o potencial da cidade em nível nacional”, o prefeito eleito deu prazo até o próximo dia 26 para que cada um dos secretários apresente o plano de metas de sua respectiva pasta, principalmente levando em consideração os cem primeiros dias de governo.
Além de determinar que não vai tolerar a corrupção em qualquer setor, pediu aos secretários que fiquem atentos às suas equipes. “Se alguém cometer algum tipo de erro, poderemos ajudar a esclarecer e resolveremos. Mas não vamos tolerar quaisquer improbidades”. Outro apelo do engenheiro e prefeito eleito foi no sentido de economia dos recursos financeiros da Prefeitura. “Teremos que desenvolver um grande esforço. Temos um orçamento apertado e esse será um desafio de todos, no sentido de atender às necessidades da população”.
Por fim, além de lembrar o prazo do dia 26 para a entrega dos planos de cada secretário, o prefeito eleito e o secretário Geral anunciaram para o dia 29 um seminário interno com os futuros secretários, no qual serão tratados assuntos de legislação da gestão pública, sobretudo relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, regulação do poder público pelo Tribunal de Contas e outros assuntos pertinentes à administração pública, dos quais a futura equipe tem que estar informada.
Deixe o seu comentário